HP e Nokia deverão ser as maiores concorrentes da Apple no segmento de tablets

HP Slate
Netbooks sem teclado são melhores?

O Engadget obteve com exclusividade uma apresentação interna da Hewlett-Packard, que traz um comparativo geral entre a sua própria tablet (que estará disponível em breve, rodando o Windows 7) e o iPad. A HP Slate, prevista para lançamento nos próximos meses, deverá impor forte concorrência sobre o produto da Apple, daí a importância de destacar em quais aspectos ela se destaca.

Publicidade

Comparativo da HP Slate com iPad

Em resumo, os pontos fortes descritos pela HP em sua tablet são o suporte a stylus (certamente para digitalização de escrita via software de terceiros), processador de maior frequência (o que não significa necessariamente um gadget mais ágil), gráficos que permitem saída full-HD, portas de expansão e as câmeras frontal e traseira. No lado do iPad, a Apple se sai melhor por oferecer uma tela de maior resolução, bateria de maior duração e menor preço de entrada, além de mais opções de conectividade sem fio.

A partir daqui, há duas considerações a serem feitas. A primeira é quanto ao preço dos gadgets: aparentemente, a HP venderá dois modelos da Slate, sendo um com 32GB de armazenamento, por US$550, e outro com 64GB, por US$600. Embora sejam mais baratos, ao menos no ponto da capacidade de armazenamento a HP aparenta possuir uma vantagem sobre o iPad: afinal de contas, a tablet da Apple é mais cara com configurações similares nesse aspecto, mesmo no modelo sem 3G.

Publicidade

Por outro lado, a concorrente da Apple tem em vista preocupações que vão além de posicionar o seu produto como algo mais poderoso do que o iPad, segundo um colunista de tecnologia do Telegraph. De acordo com ele, a interface touchscreen da HP Slate pode não ser um ponto positivo, se não oferecer algo mais otimizado para tal ambiente do que o Windows 7 — que, embora se dê muito bem com multi-touch, não supera a experiência de uma interface móvel como a do iPad.

De fato, essa interface otimizada existe

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AeDalRBjyJo[/youtube]

Publicidade

…mas o colunista do Telegraph também usou seu texto para questionar qual será o efeito dela sobre a percepção de usuários habituados com o iPhone. Quem está acostumado a usar o smartphone pode se dar muito bem com o iPad, algo que não ocorre com quem vai considerar uma HP Slate e terá que se habituar a algo totalmente novo — fora a extensão de um ambiente desktop que, no que diz respeito a tablets, deveria ser ocultada na transição de um para o outro.

· · ·

Publicidade

Entretanto, a concorrência que a Apple enfrentará não vem apenas da HP. A Nokia, que está envolvida em uma guerra judicial contra a Maçã sobre patentes do iPhone, também terá tablets à venda neste ano, segundo um analista.

De acordo com ele, os produtos da empresa finlandesa serão baseados na plataforma MeeGo, anunciada na última edição do Mobile World Congress 2010 como uma parceria entre ela e a Intel. Detalhes sobre os produtos dessa união não foram dados, mas, se o rumor for verdadeiro, eles surgirão em breve.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…