O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor reclama do livre uso de APIs privadas em aplicativos da Apple para o iPad

O iPhone OS possui um dicionário interno que está indisponível para desenvolvedores, mesmo estando no iBooks.

Embora usuários não se importem com o meio pelo qual programadores criam seus aplicativos em qualquer plataforma, uma insatisfação de desenvolvedores com a Apple surgiu após ela lançar na App Store seus aplicativos de produtividade para o iPad e o iBooks. De acordo com provas reunidas por um deles, a empresa faz uso intenso de uma série de APIs privadas em seus novos softwares disponíveis na loja, o que vai contra as regras impostas por ela para os demais desenvolvedores na App Store.

Publicidade
O iPhone OS possui um dicionário interno que está indisponível para desenvolvedores, mesmo estando presente no iBooks.
O iPhone OS possui um dicionário interno que está indisponível para desenvolvedores, mesmo estando presente no iBooks.

Na opinião de Marco Arment, criador de serviços como o Tumblr e o Instapaper (que possui um app disponível na loja da Apple para todos os gadgets com iPhone OS), isso é frustrante, visto que ele é incapaz de oferecer alguns recursos interessantes que os aplicativos da Apple possuem. Dentre esses recursos, merecem destaque o acesso interno ao novo dicionário do iPhone OS, além da função de definir o brilho da tela dos gadgets em outros apps.

Olhando a opinião de Arment pelo lado de um desenvolvedor de aplicativos, isso comprova que o processo de aprovação da App Store ainda segue regras e condições inconsistentes para todos os casos de aplicativos enviados para aprovação, além de possibilitar uma certa “competitividade injusta” da Apple com outros desenvolvedores de apps similares aos dela.

Por outro lado, vale ressaltar que a empresa também usa APIs privadas em seus sistemas para testar recursos que posteriormente podem ser oferecidos a todos os desenvolvedores — ou seja, nem sempre ela trabalha em benefício próprio, tampouco diferenciando o uso de suas ferramentas em casos e “casos”.

[via Gizmodo]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Executivos da OmniVision indicam produção de câmeras de maior resolução para gadgets da Apple

Próx. Post

Desenvolvedor cria solução para falta de câmera no iPad — ou quase…

Posts Relacionados