O melhor pedaço da Maçã.

Rumores se contradizem sobre onde ficará o Touch ID do “iPhone 8/X/Edition”

A grande maioria dos rumores sobre o “iPhone 8” (ou “iPhone X”, ou “iPhone Edition” — você aposta no nome que a Apple escolherá) aponta que ele seguirá o último padrão da indústria ao incorporar uma tela tomando quase toda a sua parte frontal. O maior benefício disso, tirando o fato de ser muito bacana visualmente, é termos uma tela maior num aparelho fisicamente menor.

Publicidade

No caso do iPhone, especificamente, uma das grandes dúvidas com relação a esse rumor diz respeito ao Touch ID — o sensor de impressão digital que temos desde a geração 5s, e que desde sempre ficou escondido no botão de Início (Home) do aparelho abaixo da tela. Nos iPhones 7/7 Plus esse botão não é mais pressionado fisicamente, mas o princípio e a localização do Touch ID não mudaram absolutamente nada.

Sem espaço abaixo da tela para isso, então, onde o Touch ID poderá ficar?

Bom, a maior expectativa de consumidores e o que mais tem se falado por aí é que a Apple inovará com o sensor escondido justamente atrás da tela. E é no que mais aposta Benjamin Geskin, citando fontes próprias, que criou alguns mockups bacanas e os enviou ao iDrop News:

Não é porque o Touch ID estará atrás da tela que ele funcionará em qualquer lugar dela, é claro. Tal como o nosso leitor Thadeu Brandão mostrou neste outro conceito que publicamos há alguns meses, é bem possível que o iOS continue “emulando” a presença do botão de Início de forma virtual na tela e é ali que o usuário deverá posicionar o seu dedo para desbloquear o iPhone.

Publicidade

Apesar de isso soar como o “mundo ideal”, há quem ache que a Apple não conseguirá realizar tal façanha para este ano. Um desses é o analista Timothy Arcuri, da Cowen and Company, o qual afirmou nesta semana ter obtido informações seguras de que essa tecnologia é simplesmente o maior desafio da empresa para o “iPhone 8”. A questão é citada como um dos motivos pelos quais já especula-se acerca de um possível “atraso” no lançamento do novo aparelho.

Em paralelo a isso, surgiu hoje também pela web um suposto “esquema técnico” do novo iPhone o qual indica o que eu imagino que seria uma grande decepção para a maioria dos consumidores: um reposicionamento do Touch ID na parte traseira do iPhone, tal como ocorre em vários Androids por aí e assim também como a Samsung fez com o Galaxy S8.

Suposto esquema técnico do iPhone 8 com Touch ID na traseira

Não tenho dúvida nenhuma de que *algum* protótipo desse tipo circula ou já circulou por Cupertino, afinal, é o tipo de coisa óbvia para ser testada em campo. Mas, se fosse para eu apostar, colocaria mais fichas naquela ideia de reconhecimento facial 3D do que nesse Touch ID traseiro… É feio, não funciona com o aparelho apoiado numa mesa e mudaria completamente a experiência com que donos de iPhones estão costumados desde 2013.

Publicidade

O AppleInsider vai além em seu contraponto com relação ao suposto vazamento, citando o fato de que o esquema indica que esse novo iPhone teria 8,6mm de espessura frente aos 7,1mm do iPhone 7 e aos 7,3mm do iPhone 7 Plus. Será que, justo para esse iPhone especial de dez anos, a Apple estaria disposta a torná-lo mais grosso? Não que eu ache péssima a ideia, ainda mais se for por mais bateria…

Publicidade

As fontes de Geskin ainda trouxeram hoje outros possíveis detalhes sobre o “iPhone 8”, incluindo molduras superfinas de 4mm em todas as laterais do device, vidro curvo 2.5D tanto na parte frontal quanto na traseira (circundado por uma moldura de metal), recarga sem fio, mesmas dimensões físicas do iPhone 7 com uma tela OLED de 5,8 polegadas, câmera frontal “invisível” (também escondida atrás da tela) e um botão de força maior “com dois pontos de contato” (seja lá o que isso signifique).

Como dá para ver pelas imagens, também, acredita-se que as câmeras duplas do iPhone 7 Plus passarão a ser dispostas verticalmente este ano. O porquê disso, eu não sei…

[via TNW, MacRumors, 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Lara Croft GO, Traktor DJ, Picture Collage Maker 3, LEGO e mais!

Próx. Post

Apple comemora o Dia das Crianças turco com três comerciais filmados por duas de 11 anos de idade [atualizado: mais um]

Posts Relacionados