A Piper Jaffray publicou hoje uma nova edição da sua pesquisa de interesse juvenil por equipamentos eletrônicos como media players e smartphones, feita regularmente entre estudantes do ensino fundamental (e médio) nos Estados Unidos. Um destaque do estudo foi a realização de perguntas relacionadas exclusivamente a respeito de produtos da Apple, que ressaltou a atenção dada por uma parcela considerável de jovens aos principais handsets da empresa.
Cerca de 14% dos mais de 6.000 estudantes entrevistados afirmaram ser donos de iPhones, enquanto outros 31% possuem interesse em se tornar donos de um smartphone da Apple nos próximos seis meses. Em relação a um estudo anterior da Piper sobre o assunto, acredita-se que a atenção dada por usuários jovens aos lançamentos da Apple dobrou nos últimos seis meses, graças a lançamentos referentes ao iPod e ao iPhone OS.
Falando em iPods, eles continuam a ser preferência de muitos jovens no ramo de media players, garantindo 91% do interesse de compra desse público para os próximos seis meses — sem falar que 92% dos entrevistados já afirmaram ser donos de uma unidade do produto em qualquer modelo ou geração. No entanto, com a emergência de smartphones modernos, o interesse geral do público jovem por media players comuns está caindo bastante: no passado, o número de pessoas que possuíam um gadget do tipo no colégio sempre ficava entre 90% ou mais, mas neste mês caiu para 86%.
Em nota relacionada, a Piper também traçou um cenário do interesse dos usuários por aquisição legal de músicas pela internet, concluindo que CDs voltaram a fazer um certo sucesso com a possibilidade de aquisição online. Enquanto a média de downloads a partir das grandes lojas do setor (incluindo a iTunes Store) caiu de 76% para 72%, compras de CDs online cresceram de 6% para 10%. Ao que tudo indica, a lentidão na expansão de lojas 100% digitais para outros países ainda ofusca o crescimento internacional de certas empresas nesse mercado.
[via AppleInsider]