O melhor pedaço da Maçã.

Incrível: Opera consegue aprovação da Apple para seu navegador na App Store [atualizado 2x]

Opera Mini 5 num iPhone

Opera Mini 5 num iPhoneDemorou, mas saiu: a Apple aprovou hoje o navegador Mini 5, da Opera, na iPhone App Store. A empresa responsável pelo browser se apressou e já soltou uma nota para a imprensa sobre a novidade, confirmando que o aplicativo deverá atingir as principais lojas internacionais da Maçã nas próximas 24 horas.

Publicidade

Através da própria página de contagem da Opera, dá para saber que o processo de aprovação do app levou quase 21 dias — sorte de quem acertou a previsão, pois a empresa prometeu que daria um iPhone novo para o usuário da sua comunidade que fizesse isso. Embora tenha demorado para aparecer, o produto possui enorme potencial entre os usuários que não contam com conexões velozes ou planos ilimitados de acesso à web.

O Opera Mini usa uma tecnologia de compressão que processa páginas em um formato otimizado nos servidores da empresa, transmitindo os dados necessários para a exibição delas nos gadgets da Apple sem quebrar os termos de uso do SDK do iPhone OS. Algumas demonstrações e vídeos feitos no decorrer dos últimos meses comprovaram que essa iniciativa proporciona um carregamento muito mais eficiente de sites e web apps, superando a velocidade do Mobile Safari — mas, claro, tirando a falta de plugins, ele é um navegador completo, por isso não emprega as mesmas otimizações da Opera.

Publicidade

Fora isso, ele possui tudo o que um usuário espera de um browser atual: suporta múltiplas páginas abertas ao mesmo tempo (seriam abas, se o espaço de tela ajudasse :-P), senhas e até um recurso similar ao Top Sites, do Safari 4. Muitas pessoas mal deverão notar a diferença entre o Opera Mini e o Mobile Safari, a não ser que sejam muito habituadas com gestos de pinch-to-zoom ou usem muitos web apps, cujo código complexo não é suportado pelo produto da Opera.

Fique ligado para testar o browser quando estiver disponível. Sendo bom ou não para vocês, adoraremos conhecer a opinião inicial de todos sobre o primeiro browser popular do mundo a se juntar ao Mobile Safari no iPhone OS.

Atualização

Algumas App Stores internacionais já estão com o browser disponível para download, em países da Ásia, Oceania e Europa. Nem todas estão com o app disponível (nem mesmo a norte-americana), mas, quando ele estiver exposto no Brasil, usar este link para obtê-lo será possível com a sua conta da iTunes Store.

Atualização II (13/4)

O Opera Mini Web browser já está disponível para download gratuitamente nas lojas norte-americana e brasileira. Ele requer o firmware 2.2.1 ou superior de iPads/iPhones/iPods touch e pesa apenas 1MB.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ex-empregado da Apple cria a sua própria J.A.R.V.I.S. (de “Iron Man”) usando um Mac mini

Próx. Post

Alice for the iPad: um ebook que explica por que o Kindle já era

Posts Relacionados