Esta é surpreendente. Segundo análise de Charlie Wolf, da Needham & Company, enquanto as vendas de Macs desaceleraram nos Estados Unidos e na Europa no último trimestre — totalmente influenciadas pela espera de novas máquinas —, na Ásia os números subiram 40%! Assim, mesmo com as quedas em outras regiões, a Apple conseguiu aumentar as vendas no FQ2 2012 em 7% ano a ano.
“Acreditamos que a desaceleração (no trimestre de março) pode ser atribuído principalmente à ausência de atualizações nos modelos de Macs no trimestre, que normalmente tem sido um catalisador para o crescimento das vendas”, disse Wolf. “No entanto, esperamos que a Apple atualize tanto o iMac quanto o MacBook Pro em junho, antes da temporada de compras de volta às aulas.”
Assim como Gene Munster, da Piper Jaffray, Wolf acredita que o iPad canibaliza mais os PCs do que Macs — mesma opinião de Katy Huberty, do Morgan Stanley; ela aponta que as vendas de PCs encolherão 1% nos próximos anos. Vale lembrar que, pelo 24º trimestre consecutivo, a divisão Mac cresceu mais do que a média da indústria de PCs. Além disso, a tablet cumpre bem o papel de “Efeito Halo”, apresentando o Mac a alguns potenciais consumidores.
Wolf recomenda a compra de ações da Apple, colocando um preço-alvo de US$620.
[via AppleInsider, Barrons.com]