Com base em uma pesquisa da AlphaWise realizada com 2.500 pessoas, uma analista da Morgan Stanley indica que a Apple conseguirá colocar sete milhões de iPads nas mãos de usuários no decorrer dos próximos 12 meses. Ela sugere que outras previsões atuais sobre o assunto são “muito” conservadores e, com base em uma média das pesquisas de interesse de usuários sobre o dispositivo, é possível estimar mais do que isso para o futuro.
Dentre todos os usuários entrevistados pela AlphaWise, pelo menos 21% deles demonstraram algum interesse pela tablet — seja ele forte ou razoável. A probabilidade de as pessoas se interessarem pelo produto é bem maior entre quem já possui um Mac, iPod/iPhone ou ambos — o que comprova que nem todo mundo com pouca atenção por produtos da Apple é capaz de se interessar por uma tablet como o iPad.
A pesquisa também sugere que os recursos integrados à tablet por padrão são os que possuem maior potencial para atrair usuários, incluindo navegação pela web e email (uma escolha de 90% dos entrevistados), vídeos e músicas (67%), mídia impressa (60%) e jogos (57%). De uma certa forma, quem comprar um iPad terá enorme tendência a adquirir coisas constantemente por meio dela — incluindo acessórios, algo que a Morgan Stanley sugere que gerará pelo menos um gasto extra de US$50 além do próprio gadget.