A Apple já foi muito criticada pela sua política de preços e distribuição de lucros na iTunes Store — e eu diria que por todas as frentes, incluindo nós, consumidores, os próprios artistas e também suas gravadoras. O infográfico a seguir, publicado ontem pelo Information is Beautiful, dá uma visão mais clara de como esse mercado funciona hoje em dia.
Como você pode ver, a venda de álbuns em CDs convencionais só é melhor que a iTunes no caso de acordos especiais — normalmente feitos por grandes bandas/artistas, como Madonna, U2, Coldplay, Lady GaGa, etc. Nesses casos, de uma venda de US$9,99 a gravadora fica com US$2,00 e o artista com US$1,00. Num acordo convencional, a receita do artista despenca pra US$0,30.
Na iTunes Store, a coisa é bem diferente: dos mesmos US$9,99 oferecidos por um álbum completo, a gravadora leva US$6,29(!), enquanto o artista fica com US$0,94. Restam à Apple US$2,81, isto é, menos de 30%.
Resumo da ópera: se você quer apoiar um artista, vale mais gastar o seu dinheiro comprando álbuns pela própria iTunes Store. 😉
[via Cult of Mac]