O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Patentes da Apple detalham diversas novas tecnologias para Macs e iPhones

A Apple aparenta estar executando testes preliminares com uma união das tecnologias USB 3.0 e DisplayPort em um mesmo conector, de acordo com uma patente descoberta na semana passada. Os casos de uso dela envolvem aplicações como media players e até conexão de periféricos — como monitores, por exemplo.

Publicidade

Contudo, o invento vai além disso, ao descrever outras técnicas que podem tornar a construção de hardware para desktops menos complexa. Seguindo um modelo caracterizado pela Apple como “modular”, a montagem de um computador se tornaria bem mais simples, exigindo apenas a instalação de diferentes componentes em locais distintos dentro de um gabinete desenhado para acomodá-los.

Observando os diagramas com calma, a empresa aparenta estar fazendo referência à forma como um Mac Pro é construído, mas os desenhos não ilustram exatamente um Mac Pro — e ele também não é exatamente construído da forma proposta pelo invento. Mas alguns dos aspectos técnicos são similares, como as baias para HDs no alto da máquina e o módulo para instalação de RAM, que também pode acomodar um ou mais processadores.

Publicidade

Quanto à conexão de periféricos, a Apple dá a impressão de que o caminho para o futuro é unir interfaces diferentes quando possível. De certa forma, ela já fez isso com vídeo e áudio no atual padrão Mini DisplayPort, mas agora a adição da USB 3.0 ao jogo representa um grande ganho para a plataforma Mac no futuro.

Essa estrutura não só pode se adequar perfeitamente ao hardware baseado nas tecnologias descritas acima, mas também é compatível com acessórios antigos baseados em USB 1.0, por exemplo. Caso a Apple opte por explorar esses padrões mais a fundo, ela poderá criar conectores de menor tamanho para os seus gadgets, o que significaria abandonar o uso do atual dock de 30 pinos.

Aplicações práticas do uso de NFCs em iPhones

Duas patentes da Apple reveladas recentemente também sugerem que a empresa continua propondo novas aplicações práticas para o uso de comunicações de pequeno alcance (Near Field Communications, ou NFCs) em iPhones. Uma delas indica que essa tecnologia poderia ser usada para controlar os principais tipos de eletroeletrônicos em diferentes situações, com a implantação de hardware compatível em todos eles.

Em meio a todas as aplicações sugeridas pela Apple, duas merecem destaque. A primeira delas sugere o uso de NFCs entre um Mac e um iPhone, para o controle de aplicativos em um sistema desktop. Tais aplicativos serviriam para fins distintos, variando entre produtividade, entretenimento e até soluções mais profissionais, como CAD.

Já a segunda faria de um iPhone uma solução completa para realização de compras em lojas. Dessa forma, os aparelhos se comportariam como dispositivos para leitura de tags RFID integradas a produtos de uma loja, que recolheriam informações sobre eles para agilizar o processo de pagamento em um caixa, gerando uma nota fiscal das compras e efetuando a própria operação de pagamento com as informações do usuário.

Designs de produtos garantidos pela Apple

O governo norte-americano cedeu à Apple diversos designs de produtos já lançados por ela no mercado. Eles cobrem o visual externo de alguns modelos de iPods e iPhones, bem como seus respectivos processos de montagem.

iAd

Coincidindo com o lançamento da plataforma de publicidade iAd na semana passada, a Apple também registrou um pedido para o uso oficial dessa marca fora dos Estados Unidos. Tal pedido foi recolhido pela corte do Canadá um dia depois do anúncio do iPhone OS 4.0.

Nem todos os países onde a Apple atua terão complicações para lidar com a cessão da marca iAd, mas esse nome já é empregado em várias localidades. Aparentemente, assegurar legalmente os direitos de uso dele ajuda a evitar processos de outras empresas.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
The Smashing Cartoons: iPhone OS 4

The Smashing Cartoons: “iPhone OS 4”

Próximo Artigo
Ícone do Opera Mini

Opera Mini lidera downloads de títulos gratuitos na maioria das App Stores no mundo

Posts Relacionados