Colaboraram: André Luis Moreira e Cesar Parzianello
Há pouco mais de dez dias, vocês acompanhavam a nossa cobertura ao vivo do evento em que a Apple apresentou ao mundo o iPhone OS 4.0. Na ocasião, esquecendo um pouco agora o lado dos desenvolvedores, Steve Jobs prometeu mais de 100(!) novidades para usuários finais nesta atualização do sistema operacional.
Nós já fizemos uma extensa cobertura sobre o iPhone OS 4.0 — organização por pastas, Mail aprimorado, iBooks, novidades empresariais, Game Center, iAd, sinais de videoconferência, salas de bate-papo e moderadores, abandono do botão “Google”, eliminação do popup de classificação de apps desinstalados e uma possível integração com automóveis —, mas hoje trazemos um extenso artigo com o que ainda não foi comentado por aqui.
Retoques na visualização de álbuns
O layout está agora bem diferente, contando com capa, data de lançamento e número de músicas, bem como a duração total e individual das faixas do álbum.
Criação de playlists
Embutido no app iPod, tal como a Apple permite no iPad.
Desligando a rede de dados do celular
Ótimo para viagens e/ou para quem tem planos de dados 3G limitados.
Integração do Mail com o Calendário
O sistema é inteligente o suficiente para detectar datas em mensagens e já possibilitar a criação de compromissos.
Redimensionamento de anexos no Mail
Você escolhe o tamanho/peso das imagens anexadas. Em alguns casos, pode haver até quatro opções: pequeno, médio, grande e original.
Presentear apps
Novo botãozinho útil dentro da App Store.
Contagem de caracteres no Mensagens
Já era hora, Apple. Quem quiser, pode desabilitar.
Melhorias em acessibilidade
Conexão de dispositivos em braille, fontes maiores.
Substituição/correção de palavras
A Apple já havia comentado o dicionário embutido, mas veja que o sistema agora sublinha em vermelho os termos errados. Substituí-los é bem prático.
Sugestões de busca no Mobile Safari
…enquanto digitamos palavras-chave.
Quanto ao máximo de apps suportados pelo iPhone OS
Steve Jobs observou na keynote do iPhone OS 4.0 que o novo sistema passaria a suportar um total de 2.160 apps com a implementação de pastas, contra “apenas” 180 atuais. Mas não explicou o porquê desse novo máximo: ocorre que cada pasta suporta até 12 ícones de apps.
Portanto, antes tínhamos 11 telas com 16 apps, totalizando 176. Com os 4 ícones do dock, 180. Agora, cada ícone pode ser transformado numa pasta com 12 apps: 11 telas vezes 16 pastas vezes 12 apps = 2.112. Ocorre que o dock também aceita pastas, então temos mais 4 vezes 12 apps = 48. Somando aos 2.112, chegamos finalmente aos tais 2.160. 😀
Sincronização de notas com o MobileMe
Busca na Wikipédia via Spotlight
Agora embutida no sistema, junto de web.
Vídeos do YouTube na vertical
Parece que agora eles funcionam como vídeos comuns em QuickTime, rotacionando de acordo com a orientação do aparelho.
Veja isto em vídeo:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZmnG8umhJSc[/youtube]· · ·
No evento de 8 de abril, a Apple anunciou que o iPhone OS 4.0 será disponibilizado em versão final até o meio do ano. Enquanto ele não chega, saiba aqui o que vocês disseram que ainda faltará no sistema.
[via 9 to 5 Mac, iClarified, Engadget e AppleInsider]