O anúncio deste ano demorou mais do que o esperado para sair, mas finalmente chegou: a Apple confirmou agora há pouco que realizará a edição 2010 da Worldwide Developers Conference (WWDC) de 7 a 11 de junho, em San Francisco, no tradicional centro de convenções Moscone West.
Pela primeira vez na história do evento, a Apple contará com sessões de desenvolvimento focadas no iPad e laboratórios práticos sobre o iPhone OS 4, bem como workshops sobre todas as tecnologias que compõem o Mac OS X.
“A WWDC deste ano oferecerá a desenvolvedores sessões aprofundadas e laboratórios práticos para que aprendam mais sobre o iPhone OS 4, o sistema operacional móvel mais avançado do mundo”, afirmou Scott Forstall, vice-presidente sênior de iPhone Software. “A WWDC proporciona uma oportunidade única para desenvolvedores trabalharem lado a lado com engenheiros e designers de interface da Apple, a fim de tornar seus apps para iPhone e iPad ainda melhores.”
A WWDC 2010 será focada em prover conteúdos avançados para desenvolvedores experientes através de cinco áreas-chave de tecnologias: Application Frameworks, Internet & Web, Graphics & Media, Developer Tools e Core OS. Engenheiros da Apple realizarão mais de 100 laboratórios e sessões técnicas orientadas a soluções. Além disso, o evento é uma excelente oportunidade de encontro para a comunidade de desenvolvedores Mac, iPhone e iPad do mundo todo.
Eis o detalhamento das sessões oferecidas:
- Application Frameworks: Implementing Local and Push Notifications; Future Proofing Your App; Understanding Foundation; What’s New in Foundation for iPhone OS 4; Advanced Cocoa® Text Tips and Tricks; API Design for Cocoa and Cocoa Touch®; Advanced Gesture Recognition; Integrating Ads with iAd; Building a Server-driven Personalized User Experience; Using Core Location in iPhone OS 4; and Calendar Integration with Event Kit.
- Internet & Web: Delivering Audio and Video Using Web Standards; Getting the Most Out of Safari® Integrated Developer Tools; Using HTML5 Local Data Storage; Adding Touch and Gesture Detection to Webpages on iPhone OS; and Creating Info Graphics with Standard Web Technologies.
- Graphics & Media: OpenGL ES Tuning & Optimization; OpenGL ES Shading & Advanced Rendering; OpenGL ES Overview for iPhone OS; OpenGL for Mac OS X; Game Design and Development for iPhone OS; Introduction to Game Center; Setting Up Games on Game Center; Game Center Techniques; Core Animation in Practice; Discovering AV Foundation; Editing Media with AV Foundation; and Advances in HTTP Live Streaming.
- Developer Tools: Developer Tools Overview; Designing Apps with Interface Builder; Working Effectively with Objective-C® on iPhone OS; Mastering Core Data; Advanced Objective-C and Garbage Collection Techniques; Advanced Performance Analysis with Instruments; Mastering Xcode for iPhone Development; and Adopting Multitasking on iPhone OS.
- Core OS: Network Apps for iPhone OS; Core OS Networking; Creating Secure Apps; Developing Apps that Work with iPhone OS Accessories; I/O Kit Device Drivers for Mac OS X; and Simplifying Networking Using Bonjour®.
Como de praxe em todos os anos, a Apple dará prêmios de design para cinco aplicativos de iPhone e iPad durante a WWDC ’10. Ela não impõe qualquer restrição para os participantes, e os vencedores serão selecionados na App Store com base em critérios que englobam design, excelência técnica, inovação, qualidade, adoção de tecnologias e performance.
Mais informações sobre a WWDC ’10 podem ser encontradas no site oficial do evento. As inscrições custam US$1.600, e quem estiver interessado deve correr, pois os ingressos do ano passado acabaram rapidinho.