O melhor pedaço da Maçã.

Suposto email de Steve Jobs revela preparação de processo contra Ogg Theora por quebra de patentes

Hugo Roy, integrante da Free Software Foundation Europe, escreveu recentemente uma carta aberta para Steve Jobs, em resposta à igualmente pública missiva do CEO da Apple sobre o plugin Flash. Resumidamente, o conteúdo de tal carta questionava a natureza “aberta” do codec H.264, alegando que o formato Ogg Theora seria muito mais adequado como tecnologia livre de royalties.

Publicidade

A resposta de Jobs teria sido excepcionalmente longa, dado seu histórico de emails públicos, mas a credibilidade de Roy e o código por trás da mensagem podem levar a crer que ela é verídica. Eis o email que Roy recebeu:

Todos os codecs de vídeo são cobertos por patentes. Um conjunto de patentes está sendo angariado para ir atrás do Theora e outros codecs de “código aberto”, no momento. Infelizmente, só porque algo é open source não significa ou garante que não infringe patentes alheias. Um padrão aberto é diferente de ser livre de royalties ou de código aberto.

Sent from my iPad.

De acordo com a CNET News, a Mozilla declarou que “certamente consideraria o H.264 se a MPEG LA o tornasse disponível sob termos de open web, conforme descrito nos padrões da W3C.” Atualmente, o Firefox é um dos poucos navegadores modernos que não oferece suporte ao codec de vídeo defendido pela Apple, e a declaração da Mozilla ratifica que a compatibilidade com Theora será mantida. A Opera também ofereceu uma declaração, dizendo que “desenvolvedoras de navegadores que realmente apoiem uma web aberta devem trabalhar para estabelecer uma base de codec de vídeo livre de licenças.”

O Theora é controlado pela comunidade de código aberto Xiph, também responsável pelo codec de áudio Vorbis. Recentemente, a Microsoft anunciou a adoção do H.264 como padrão de vídeo em HTML5 no Internet Explorer 9.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brasileiro Tony Kanaan utiliza um iPad nas corridas da IndyCar

Próx. Post

E o iPad 3G também já foi jailbroken; nova ferramenta “Spirit” será lançada em breve

Posts Relacionados