O melhor pedaço da Maçã.

H.264 já é o formato de vídeo mais utilizado na web

Gráfico de codecs de vídeo na web

Na sua carta sobre Flash publicada na manhã da última quinta-feira, Steve Jobs retrucou uma afirmação da Adobe, a qual diz que o iPhone OS (o qual roda em iPhones, iPods touch e iPads) não dá acesso à “web completa”, visto que 75% dos vídeos na rede rodariam em Flash.

Publicidade

“O que eles [os caras da Adobe] não dizem é que quase todo esse conteúdo também está disponível na web em um formato mais moderno, o H.264”, afirma Jobs, lembrando que seus gadgets oferecem suporte total ao codec. Se considerarmos só o YouTube, já estamos falando de cerca de 40% de todos os vídeos da web.

Ontem, o TechCrunch publicou um gráfico que comprova isso:

Gráfico de codecs de vídeo na web

Os dados acima são do portal Encoding.com, responsável pela recodificação de mais de cinco milhões de vídeos só no ano passado, para clientes como MySpace, Brightcove, Nokia e MTV Network. Com isso, já dá pra ter uma ideia que a amostra deles é muito boa e deve representar algo bem próximo da realidade.

Publicidade

Só nos últimos quatro trimestres, o H.264 trocou de posição com o FLV e o Flash VP6, compreendendo agora praticamente dois terços dos vídeos da web. Embora o Flash Player seja capaz de rodar vídeos em H.264, ele não é necessário para tal.

Com o apoio recente da Microsoft e a ameaça de processo aos responsáveis pelo Ogg Theora, a tendência é que a linha do H.264 nesse gráfico acentue-se ainda mais nos próximos meses.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: iPad 3G com jailbreak já é capaz de enviar SMSs

Próx. Post

Rumor: Adobe planeja fornecer celulares com Flash para seus empregados

Posts Relacionados