O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple poderá enfrentar inquérito devido aos novos termos do iPhone SDK

iPhone SDK 4.0

A repercussão causada pelos novos termos do iPhone SDK 4.0 chamou a atenção de órgãos governamentais dos Estados Unidos, que deverão iniciar um inquérito contra a Apple para definir se sua iniciativa de bloqueio a ambientes intermediários de desenvolvimento pode ser considerada uma prática antitruste. Dado o tamanho da App Store, não é de se estranhar que queiram considerar os seus futuros planos para o iPhone OS como prejudiciais para a competitividade entre plataformas.

Publicidade

Talvez obrigar desenvolvedores a usar apenas o iPhone SDK para a criação de apps não seja algo que dificulte a adoção de outras plataformas por parte deles, mas proibir ferramentas intermediárias no firmware 4.0 torna difícil que aplicativos de outros sistemas móveis entrem para a App Store mantendo uma base comum — o que aparentemente é o propósito da Adobe com o Flash, dentre outros exemplos. Explicar o caso em uma investigação não aparenta ser difícil, mas certamente trará dores de cabeça.

De acordo com o New York Post, ainda não se sabe quem advertirá a Apple primeiro, mas a melhor hipótese é que serão membros do Departamento de Justiça dos Estados Unidos ou da sua Comissão Federal de Comércio. Se o caso evoluir de um inquérito para uma investigação geral, a empresa terá que fornecer mais informações sobre o processo da App Store ao governo, detalhando (ainda mais?) os seus motivos para bloquear ambientes intermediários de desenvolvimento.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
PayPal via In-App Purchases no iPhone

PayPal integrará seu sistema de pagamentos em In-App Purchases do iPhone OS e Android

Próximo Artigo

Desenvolvedor por trás dos codecs Theora e Vorbis responde email de Steve Jobs

Posts Relacionados