O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá enfrentar inquérito devido aos novos termos do iPhone SDK

iPhone SDK 4.0

A repercussão causada pelos novos termos do iPhone SDK 4.0 chamou a atenção de órgãos governamentais dos Estados Unidos, que deverão iniciar um inquérito contra a Apple para definir se sua iniciativa de bloqueio a ambientes intermediários de desenvolvimento pode ser considerada uma prática antitruste. Dado o tamanho da App Store, não é de se estranhar que queiram considerar os seus futuros planos para o iPhone OS como prejudiciais para a competitividade entre plataformas.

Publicidade

Talvez obrigar desenvolvedores a usar apenas o iPhone SDK para a criação de apps não seja algo que dificulte a adoção de outras plataformas por parte deles, mas proibir ferramentas intermediárias no firmware 4.0 torna difícil que aplicativos de outros sistemas móveis entrem para a App Store mantendo uma base comum — o que aparentemente é o propósito da Adobe com o Flash, dentre outros exemplos. Explicar o caso em uma investigação não aparenta ser difícil, mas certamente trará dores de cabeça.

De acordo com o New York Post, ainda não se sabe quem advertirá a Apple primeiro, mas a melhor hipótese é que serão membros do Departamento de Justiça dos Estados Unidos ou da sua Comissão Federal de Comércio. Se o caso evoluir de um inquérito para uma investigação geral, a empresa terá que fornecer mais informações sobre o processo da App Store ao governo, detalhando (ainda mais?) os seus motivos para bloquear ambientes intermediários de desenvolvimento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

PayPal integrará seu sistema de pagamentos em In-App Purchases do iPhone OS e Android

Próx. Post

Desenvolvedor por trás dos codecs Theora e Vorbis responde email de Steve Jobs

Posts Relacionados