O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor por trás dos codecs Theora e Vorbis responde email de Steve Jobs

It’s Showtime!

suposta resposta de Steve Jobs a um integrante da FSF sobre os codecs Theora e Vorbis despertou a atenção de um dos desenvolvedores da Xiph.org, comunidade de código aberto que mantém ambos e trabalha em conjunto com a Mozilla e a Opera na sua propagação. Espantado com a possibilidade de seu projeto estar sob ameaça de um processo, Gregory Maxwell respondeu à afirmação de Jobs sem medo do que os donos das “patentes alheias” farão com a comunidade, que não trabalha com fins lucrativos.

Publicidade

Maxwell disse que seria surpreendente constituir um conjunto de patentes contra um determinado produto/tecnologia sem ao menos estabelecer contato com quem a distribui, ainda mais se tratando de comunidades muito bem estruturadas — não do mesmo porte que a Mozilla, mas com a mesma linha de trabalho. Os criadores do Theora não foram avisados de nenhuma tentativa de inquérito ou investigação, o que sugere que a mensagem de Jobs pode ter sido simplesmente anticompetitiva, fraudulenta ou resultante de um mal-entendido.

“Mesmo que seja aparente que a Xiph.org ou seus participantes não tenham interesse em receber royalties de tal grupo [de patentes?], uma falha em contatar desenvolvedores num esforço para determinar a validade de qualquer recurso de patente seria inconcebível”, disse Maxwell. Nas listas de discussão da comunidade, ele fez uma longa explicação na qual reitera que os processos legais tomados pelos defensores do H.264 não devem ser considerados a regra unânime no mundo dos codecs.

Pelo jeito, se Jobs quis deixar os defensores do verdadeiro “Open Video” com medo, parece que dessa vez o tiro saiu pela culatra.

[via I’ Been To Ubuntu]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá enfrentar inquérito devido aos novos termos do iPhone SDK

Próx. Post

Zenithink lança poderoso clone de iPad na China, com tela de 10 polegadas

Posts Relacionados