Com a avalanche de emails que Steve Jobs tem respondido recentemente, era mais do que esperado que uma vez ou outra um brasileiro tivesse esse gostinho. Na semana retrasada, o primeiro foi para negar a criação de uma “Mac App Store”; agora, o CEO da Apple negou a utilização da marca de sua empresa em sketchbooks — caderninhos à la Moleskine/Pitilés.
A iniciativa de contatar Jobs foi do Fábio Mayer Kafrouni, da Flaming Pie, que já havia tentado sucessivos contatos com a Apple, sem sucesso:
Na tentativa de criarmos marcas que estejam enquadradas nas exigências legais, buscamos sempre ter a autorização de uso de outras empresas em nossos sketchbooks. Acreditamos que ser honesto e fazer tudo dentro da lei é sempre o melhor caminho, mesmo que seja o mais difícil.
Tentamos por várias vezes entrar em contato com a Apple para aprovar o uso do logo deles para uma série nossa, mas nunca tivemos resposta se aprovariam ou não.
Sem problemas, pois a resposta veio do próprio sjobs@apple.com
:
Depois de seis meses tentando um contato direto com a Apple, o Fábio recebeu uma resposta — negativa, é verdade, mas pelo menos esclarecedora — do CEO da companhia em poucas horas.
Os produtos não poderão ser comercializados, portanto. Confira algumas imagens que o Fábio inclusive enviou para Jobs:
Que ambas as atitudes — a do Fábio, de se preocupar com isso, e a de Jobs, de responder esse tipo de email mesmo sendo líder de uma corporação gigantesca como a Apple — sirvam de lição para todos. 😉