A Intel já havia sido considerada responsável pela longa espera na entrega dos novos MacBooks Pro — equipados com os seus mais recentes processadores —, mas aparentemente ela não está prejudicando fabricantes apenas nesse sentido. O Hardmac.com afirma que a empresa também está oferecendo a sua nova linha Xeon de seis núcleos em encomendas limitadas, algo que não deverá despertar interesse de nenhuma fabricante de grande porte até o final de junho.
Isso atrapalhará, dentre muitos outros, os planos da Apple para o Mac Pro, seu computador workstation de grande porte que não mudou praticamente nada desde a sua última atualização, lançada no ano passado. Com a nova linha Xeon, ele poderá ser equipado com até dois processadores de 6 núcleos físicos e 12 lógicos cada — isso sem falar em novas opções de armazenamento de dados e hardware gráfico avançado.
Devido à limitação imposta pela Intel, a Apple não deverá se pronunciar acerca do Mac Pro por enquanto. A ideia mais aceita é a de que uma atualização para o produto poderá ser anunciada durante a próxima edição da WWDC, no mês que vem — entretanto, é provável que a empresa apenas começará a receber encomendas, em vez de entregar as novas máquinas em massa aos consumidores.