O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple já pode investir contra o Flash usando uma plataforma chamada Gianduia

Esta plataforma de desenvolvimento foi apresentada durante a WOWODC (World of WebObjects Developer Conference; um evento independente da WWDC) de 2009 e se manteve estranhamente inconspícua desde então. Segundo Jonathan “Wolf” Rentzsch, que num tweet do ano passado se disse “arrebatado pelo Gianduia”, a plataforma é uma concorrente séria para Cappuccino (usado no 280Slides), SproutCore (usado no MobileMe) e JavascriptMVC (um projeto open source). Mais detalhes deverão surgir na WOWODC deste ano.

Publicidade

“Gianduia” é o nome de um doce italiano que mistura cacau e avelã para prover sabor e textura incomparáveis. A palavra segue o padrão de achocolatados para denominar uma forma de desenvolvedores de Cocoa aplicarem suas habilidades na criação de aplicações web baseadas em padrões e livres de plugins como Flash, da Adobe, ou Silverlight, da Microsoft. Um exemplo de emprego do Gianduia já em efeito é o sistema de agendamento de Personal Shopping nas Apple Retail Stores.

Juntamente com Cocoa, TuneKit, PastryKit e AdLib, Gianduia deverá tornar o uso de plugins cada vez menos necessário para criar aplicações ricas na web. Paralelamente, a necessidade da App Store poderá ser diminuída conforme desenvolvedores puderem criar e publicar seus aplicativos livremente na internet, o que vai ajudar a reduzir a polêmica em torno do processo de aprovação da loja.

Publicidade

Ficou com fome? Essa conversa toda deu vontade de experimentar gianduia? Você pode matar o desejo comendo um pouco de Nutella, ou então conferir esta receita de mousse de gianduia, no Proof of the Pudding. Bom apetite!

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Aliases no MobileMe

Apple passa a permitir que membros do MobileMe convertam aliases em contas Family Pack

Próximo Artigo
Guitarra de telefones/smartphones

Vídeo: iPhone OS, Android e Windows Mobile juntos numa guitarra telefônica ;-)

Posts Relacionados