Depois de uma longa espera, o Steam para Mac finalmente está próximo do lançamento — algo que, para um bom gamer de plantão, significa que boa parte dos problemas acabaram. Alguns sites norte-americanos e canadenses tiveram a oportunidade de testar o produto em primeira mão antes do seu lançamento, previsto para esta semana.
No PC, o Steam já se consolidou há muito tempo: a Valve reúne mais de 25 milhões de usuários e 1.100 jogos diferentes de outras produtoras, nos mais variados estilos. Infelizmente, o Mac não terá essa pompa toda desde o início, mas uma das coisas animadoras que pude constatar nos testes oficiais feitos por alguns sites é que a rede de entretenimento da empresa terá a mesma dedicação da sua criadora nas duas plataformas.
Da parte da Valve — criadora de sucessos como Portal, Team Fortress, Half-Life e (indiretamente) Counter-Strike —, o Mac OS X será uma plataforma tão importante quanto o Windows sempre foi, especialmente devido ao fato de ter-se encontrado na Apple um ótimo apoio para manter o projeto no mesmo ritmo do mundo PC. Sim, as duas empresas colaboraram na conversão de toda a tecnologia do Steam, bem como nos primeiros jogos, garantindo que outros desenvolvedores estejam bem posicionados na tarefa de suportar dois sistemas.
Embora tenha o mesmo visual que o Steam para PC, a versão para Mac é bem integrada aos seus últimos recursos — e até mesmo a pequenas tecnologias de terceiros, como o sistema de notificações Growl. Não era preciso nada além disso: o visual do app mudou há um tempo no Windows e até usa tecnologias do Safari, mas o mais importante é que todos os recursos sociais e os serviços extras da Valve estão disponíveis para uso no sistema da Apple, incluindo o Steam Play (que torna um jogo multiplataforma disponível em qualquer computador em que você instalar o software da Valve) e o Steam Cloud — que sincroniza suas preferências de jogos e saved games entre máquinas.
Bom, vamos aos títulos: o que esperar de jogos vindos do Windows para o Mac OS X? Com base nos reviews internacionais, a Valve aparenta ter feito um trabalho com o seu catálogo que certamente será espelhado por outras empresas que resolverem apoiar o sistema da Apple. Portal e Team Fortress 2 — os títulos oferecidos para os reviews — funcionam com todas as suas funções existentes no Windows.
Essa iniciativa não deverá ser exclusiva da Valve: com o tempo, mais jogos de outras empresas serão lançados seguindo uma metodologia similar, mas, no que diz respeito ao suporte total ao Steam, não haverá limitações.
O único ponto em que as discussões se tornam cruciais é aquele a que todo jogador presta maior atenção: gráficos. Em um mundo perfeito, o seu computador (independentemente de ele ser Mac ou PC) deveria rodar seus jogos preferidos na melhor qualidade possível, mas a coisa não vai por aí na prática. No que diz respeito ao Mac, vários testes (não todos) foram realizados com máquinas recentes, fabricadas de junho de 2009 pra cá. A seguir, estão os resultados de alguns reviews:
- O AppleInsider conseguiu rodar Portal sem problemas com as configurações recomendadas em um MacBook Pro 2008, com GPU de 512MB. Contudo, nem todas as texturas e detalhes foram ligados no máximo para obter-se uma jogabilidade perfeita.
- O Electronista quase conseguiu colocar o mesmo título para funcionar com o máximo de qualidade gráfica em um iMac Core i5 de 27 polegadas com a melhor GPU da ATI, porém a suavização gráfica teve de ser desativada — não é nada que possa causar problemas horríveis, mas também não é nada que possa ficar igual com o tempo. Já o Team Fortress 2 funcionou bem com as configurações recomendadas
- O MacRumors fez testes com os dois títulos em um MacBook Pro 2009 de 15 polegadas com 4GB de RAM e a GeForce 9400M — situação que reflete bem as condições da maioria dos notebooks da Apple usados por aí hoje em dia. É possível atingir um nível respeitável de qualidade visual com condições similares, mas fazendo algumas configurações extras nos dois títulos.
- Já o Macworld fez testes com um iMac Core i5 de 27 polegadas e não notou problemas ao jogar Portal e Team Fortress 2 com as configurações máximas. Precisa dizer algo além disso? 😉
Resumindo a novela: se o seu computador utiliza gráficos dedicados ou integrados da NVIDIA e da ATI com uma quantidade considerável de RAM (2GB ou mais), você não terá problemas para se divertir com a rede de entretenimento da Valve — o que é ótimo: significa que muita gente não terá problemas com isso. Ainda não foram feitas muitas comparações nesse quesito em relação ao Windows, mas não deve haver diferenças consideráveis entre um sistema e o outro.
Considerando tudo isso, valerá a pena dar uma chance ao Steam no Mac quando ele for disponibilizado, daqui a dois dias. Enquanto estiver em fase beta, poucos jogos estarão disponíveis para compra: a seleção inicial terá mais de dez títulos, mas esse número só crescerá com o tempo.