O melhor pedaço da Maçã.

Novas regras de sandboxing na Mac App Store não são unanimidade entre desenvolvedores

Ícone do Lion - Mac App Store

A partir de março, todos os aplicativos disponíveis na Mac App Store terão que rodar em modo sandboxing, o que garantirá uma maior segurança, já que a medida evita que um aplicativo faça qualquer coisa que seja desnecessária ao seu uso, limitando o acesso a conteúdos externos. Um exemplo simples: um editor de textos não precisa ter acesso à Agenda do Mac OS X, e o sandboxing evita exatamente isso. Caso o seu Mac (ou o editor de textos, no caso) seja infectado por um vírus, com o sandboxing em funcionamento o aplicativo não teria como roubar os dados do Address Book.

Publicidade

Mac App Store e sandboxing

Tal medida parece funcionar muito bem no iOS, mas alguns desenvolvedores estão com o pé atrás a respeito da obrigatoriedade do recurso na plataforma desktop — para aplicativos distribuídos pela Mac App Store. Um deles é Mark Munz, da unmarked software, que terá que remover algumas funcionalidades de integração do TextSoap. Para contornar a situação, Munz está trabalhando em um aplicativo “Helper”, que poderá ser baixado separadamente, devolvendo as funções ao software.

Já Kent Sutherland, cofundador da Flexibits, criadora do aplicativo Fantastical — já destacado por nós aqui algumas vezes —, disse que seu software também poderá perder algumas funcionalidades como a sincronização e importação com/de outros apps. A obrigatoriedade poderá colocar em risco o futuro de alguns aplicativos.

Publicidade

Faltam poucas semanas para que a regra entre em vigor, enquanto isso a Apple continua trabalhando junto a desenvolvedores para melhorar a segurança utilizando os novos requerimentos de sandboxing. Apesar de a maioria dos apps não precisar mudar absolutamente nada para se enquadrar nos novos termos, outros precisarão tentar convencer a Apple de que o recurso é imprescindível para o app. Ainda assim, muitos deles estão relatando que ainda encontram falhas nos procedimentos do recurso, o que pode alterar mais uma vez a data de exigência do sandboxing — ela já foi postergada de novembro passado para março.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Smartdata parece ser mais uma patent troll que quer uma fatia do faturamento da Apple

Próx. Post

↪ Dica: Saraiva.com.br vende iPad Wi-Fi de 32GB, de primeira geração, por R$949 [atualizado: ESGOTADO]

Posts Relacionados