Em um relatório divulgado hoje, o NPD Group afirmou que as vendas de Macs cresceram 39% no mês de abril, coincidindo com a chegada dos novos MacBooks Pro ao mercado. A esperança dos investidores da empresa na bolsa é que ela consiga ao menos um crescimento de 19%–23% em relação ao segundo trimestre de 2009, então a nova estimativa lançada hoje é bem mais animadora.
No ritmo atual, a Apple tem potencial para vender até 3,2 milhões de Macs até o final de junho, sem sinais notáveis de canibalização por parte do iPad, também lançado no mês passado. Gene Munster, analista da Piper Jaffray, acredita que a chegada da tablet ao mercado mostrou um “pequeno sinal” de queda no interesse por computadores da Maçã, mas os dados do NPD foram bem acima da média esperada de qualquer forma.
Para Munster, o início do iPad não influenciou o Mac com maior força porque a Apple soube limitar suas funções para ele não ser nada além de um aparelho destinado a consumir conteúdos. Entretanto, uma outra análise, feita pela ABI Research, sugere que netbooks em geral terão uma queda considerável nas vendas durante o ano, devido à emergência de tablets.
Embora o Mac não esteja sofrendo com qualquer sinal grave de canibalização por conta do iPad, o mesmo não pode ser dito sobre os iPods, cujas vendas caíram 17% em relação ao ano passado nos números do NPD. Trata-se de uma área que já chegou a ser afetada pelo iPhone no passado; no entanto, o iPad deverá dificultar as coisas um pouco mais.