O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Lançamento do iPad estimula downloads ilegais de ebooks

Uma pesquisa feita por um site de torrents indica que a pirataria de ebooks aumentou significativamente após o lançamento do iPad, graças à possibilidade de leitura de livros em um formato digital aberto (o ePub), em que milhares de títulos já são distribuídos livres de restrições legais. Não há como traçar o cenário exato disso em detalhes, mas uma amostra feita com algumas publicações em especial aponta para um crescimento médio de 78% no número de downloads ilegais.

Publicidade

O site que conduziu a análise — o TorrentFreak — afirma ter se focado inicialmente nos dez livros mais populares no ranking da Amazon.com (uma referência na distribuição online dese tipo de conteúdo), mas não obteve sucesso, pois todos eles podiam ser encontrados apenas em serviços de P2P ou na Usenet — ou seja, nada muito acessível. 😛 Contudo, quando tentaram traçar um cenário da pirataria dos dez livros mais vendidos na categoria de negócios da loja, foi possível achar seis deles para download.

O efeito do iPad sobre o número de downloads desses títulos pode ser conferido no gráfico acima. No momento, não existe a possibilidade de o mercado de livros digitais ganhar um mundo de pirataria tão devastador quanto o de músicas digitais, mas não ficaria surpreso se ele superasse lojas como a iBookstore em um curto prazo. Ainda mais se levarmos em conta que a Apple ainda não deu sinais de que irá abri-la em muitos países.

[via TUAW]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple registra mais dois ícones de seus aplicativos para iPhone OS

Próximo Artigo
Trabalhadores em fábricas parceiras da Apple

Wintek alega ter cuidado do tratamento de empregados envenenados em sua fábrica

Posts Relacionados