O melhor pedaço da Maçã.

Adobe demonstra recursos para criação de apps em HTML5 na Google I/O 2010

Kevin Lynch, CTO da Adobe, subiu hoje ao palco principal da Google I/O e demonstrou ao mundo alguns recursos que a sua empresa criou para adequar os apps da Creative Suite 5 a desenvolvimento de aplicativos web usando o padrão HTML5, sem a necessidade do uso de plugins. Uma boa parte do trabalho mostrado por ele está disponível a partir de hoje para o Dreamweaver CS5, ferramenta vinda da Macromedia há alguns anos que é destinada ao desenvolvimento de sites.

Publicidade

Com relação a HTML5 e CSS3 em múltiplas plataformas, a Adobe aparenta ter feito o seu conceito “Write once, deploy anywhere” funcionar de uma maneira bastante interessante. Desenvolvedores serão capazes de criar um site usando qualquer tecnologia ao seu alcance e, com folhas de estilo específicas, adequar esse conteúdo a um modelo que faz sentido para um desktop, uma tablet VGA (como o iPad) e um smartphone como o iPhone.

Todo o trabalho nessa área é facilitado pela interface do Dreamweaver, que fornecerá facilidades para designers e desenvolvedores acompanharem a evolução de um site ou web app em múltiplos formatos. Será possível inspecionar layouts, contar com suporte inteligente a tags HTML5 no editor de código e verificar o estado do vídeo e áudio no modo de pré-visualização, além de outras melhorias para animações sem plugins.

Publicidade

No entanto, nem tudo o que a Adobe criou para HTML5 estará necessariamente dentro do Dreamweaver. A Adobe também produziu um editor de animações em CSS3 que é baseado em uma interface gráfica, o que pode ser uma mão na roda para desenvolvedores criarem composições gráficas com ainda menos trabalho do que antes. Projetos de sites e web apps podem começar neste aplicativo e seguir para o Dreamweaver quando o designer/desenvolvedor julgar conveniente.

O pacote de ferramentas da Adobe para HTML5 está disponível a partir de hoje no seu site de experimentos, como um download gratuito. Para obter informações sobre como contribuir para o progresso dele, clique aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tweetie agora é Twitter para iPhone, já disponível na App Store

Próx. Post

Preocupação de agências de publicidade com o iAd começa a crescer

Posts Relacionados