Google anunciou hoje durante a I/O 2010 — sua conferência anual de desenvolvedores — o Google TV, uma nova plataforma para televisores baseada no Android 2.1 (em breve, 2.2), que vem para brigar diretamente com o Apple TV, Boxee e outros.
OA ideia da gigante de Mountain View é levar a experiência interativa da web para a TV, incluindo sistema de buscas inteligente, conteúdos personalizados, alertas automáticos e muito mais.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=diTpeYoqAhc[/youtube]Embora já prometa acesso a diversos conteúdos diversificados, a presença do Android e do Chrome no Google TV permitirá expansões contínuas da plataforma, incluindo o desenvolvimento de add-ons e aplicativos.
A primeira fabricante a oferecer uma set-top box com Google TV será a Logitech (com processador Intel CE4100, Wi-Fi e HDMI), mas em breve a Sony também passará a incorporar a plataforma em suas TVs e tocadores Blu-ray.
Há anos os executivos da Maçã enxergam e caracterizam o Apple TV como um “hobby”. Será que a chegada do Google TV será um estímulo para isso mudar? Esperemos que sim.