O melhor pedaço da Maçã.

Como usar o app Medida [iPhone e iPad]

Junto ao iOS 12, a Apple aproveitou para lançar um novo aplicativo próprio que faz uso de realidade aumentada, o Medida (Measure). Usando a câmera do iPhone ou do iPad, usuários podem fazer medições de objetos de uma forma bem intuitiva.

Publicidade

Veja, a seguir, como tirar o máximo de proveito desse recurso.

Quais iPhones e iPads são compatíveis?

Felizmente, a lista de dispositivos compatíveis é grande, não se limitando apenas aos aparelhos mais recentes:

  • iPhones 6s e 6s Plus ou posteriores (incluindo o SE de 1ª geração)
  • iPad Pro (todos os modelos)
  • iPad Air (3ª geração ou posterior)
  • iPad mini de 5ª geração
  • iPad de 5ª geração ou posterior
  • iPod touch de 7ª geração

Se você estiver usando a opção para desinstalar apps não usados no aparelho, ainda é possível baixar o Medida diretamente pela App Store:


Ícone do app Medida
Medida de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.3.5 (599 KB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Como usar o Medida

Abra o app Medida e faça a calibração do aplicativo para que ele tenha uma referência de onde está. Para isso, basta mover o iPhone/iPad até que ele seja completado. Tendo feito isso, você já pode começar a tirar medidas.

Publicidade

Para fazer uma medição, certifique-se de que o pontinho branco esteja acima do começo do objeto e toque no botão “+”. Mova o iPhone/iPad até o ponto final da medida e toque de novo no botão “+” para confirmar.

Para tirar várias medidas – como a altura e a profundidade de um objeto –, mova o iPhone/iPad para o novo local e comece a medição normalmente, tocando no botão “+”, movendo o aparelho para posicionar um novo ponto desejado na medição que já seja existente. Selecione novamente o “+” para exibir essa segunda medida feita.

Publicidade

O aplicativo também reconhece automaticamente retângulos. Quando isso ocorre, uma caixa de medida é posta ao redor do objeto. Vá até o botão de “+” para exibir as medidas de comprimento e largura dele. Mova um pouco o iPhone/iPad para que a área calculada seja exibida. Toque nela para visualizar o comprimento da diagonal e a área em polegadas quadradas ou metros quadrados do objeto.

Se quiser editar uma linha da medida, pressione e segure o dedo sobre ela e mova-a para o novo ponto desejado. Para deletar a última parte da medição, toque no botão de voltar (no canto superior esquerdo). Já para recomeçar do zero, toque no ícone de lixeira (no canto superior direito).

Para visualizar o resultado da medição nas unidades centímetros e polegadas, basta selecionar a medida mostrada na tela. Nesse mesmo local, ainda é possível copiar rapidamente o número da medida para ser usado em outro aplicativo, por exemplo.

Publicidade

Se quiser salvar a medição, toque no botão de captura (no canto inferior direito) para tirar uma captura de tela, que será posteriormente salva no app Fotos.

Medida e o scanner LiDAR

A partir do iPad Pro de 11″ (2ª geração), do iPad Pro de 12,9″ (4ª geração) e dos iPhones 12 Pro e 12 Pro Max, a Apple incluiu um scanner LiDAR que, entre outras coisas, melhora a qualidade da experiência em realidade aumentada nesses dispositivos.

No caso do Medida, ele possibilita, por exemplo, que você possa medir a altura de pessoa pelo aplicativo. Nós inclusive já fizemos um vídeo sobre esse recurso:

YouTube video

Outros recursos exclusivos desses aparelhos com LiDAR estão a possibilidade de medir a altura e as bordas muito estreitas de móveis e mostrando a dimensão do objeto em incrementos mais detalhados.

Bônus: como usar o Nível

Mais recentemente, o app Medida também passou a incorporar outra função que estava anteriormente no Bússola: o Nível. Ele permite verificar se um objeto está devidamente nivelado – o que é ótimo para ver se um quadro ficou retinho na parede, por exemplo. 😀

Para usá-lo, abra o Medida e toque na aba “Nível”. Posicione o iPhone/iPad sobre o objeto desejado – pode ser na horizontal ou na vertical, como você quiser. Se ele estiver perfeitamente nivelado, a tela ficará verde. Você ainda pode capturar a inclinação do primeiro objeto simplesmente tocando na tela.

Já conhecia todos esses recursos do seu iPhone e iPad? 📏

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como desativar notificações de novas Memórias [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Filmes da semana: compre “Magnatas do Crime”, com Matthew McConaughey, além de vários outros títulos por R$9,90!

Posts Relacionados