O melhor pedaço da Maçã.
Foto de Carles Rabada no Unsplash
Apple Park

Após saída de VPs, Apple promove executivos em diversos setores

Ao longo dos últimos meses, temos acompanhado uma onda de saídas de vice-presidentes da Apple, incluindo executivos que supervisionam serviços, operações, software e varejo — acumulando, entre 2022 e 2023, cerca de uma dúzia de pessoas.

Publicidade

Essas saídas ocorreram por vários motivos, de modo que alguns executivos se aposentaram, foram demitidos ou migraram para outras empresas. Fato é que foi um nível incomum de turbulência numa empresa famosa pela sua estabilidade.

Perante tal situação, a Apple — que normalmente promove funcionários corporativos no início de outubro — realizou recentemente uma série de promoções maior do que o comum, conforme informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg.

Em sua newsletter “Power On” mais recente, Gurman disse que as promoções foram feitas em vários departamentos, incluindo organizações de varejo, operações, engenharia de software e tecnologias de hardware da empresa.

Publicidade

No varejo, a Apple promoveu Tracey Hannelly para vice-presidente de engajamento e marketing de varejo. Já a executiva Karen Rasmussen tornou-se VP de varejo online, enquanto Vanessa Trigub assumiu essa função para operações de varejo. Todas as três agora respondem à chefe de varejo da companhia, Deirdre O’Brien.

Ainda no setor varejista, a Maçã também reorganizou os diretores de mercado e os gerentes que supervisionam grupos de lojas em diversas regiões.

Na engenharia de software, a Apple promoveu Jeremy Sandmel e David Biderman ao nível de vice-presidentes. Especificamente, Sandmel agora é responsável pela divisão de softwares gráficos, enquanto Biderman dirige a divisão da empresa para tecnologias de software de áudio e mídia. A dupla começou a responder diretamente a Craig Federighi no ano passado, após a saída do então líder do departamento (que deixou a empresa).

Publicidade

No grupo de tecnologias de hardware, Harry Guo foi promovido a VP de engenharia de vídeo, respondendo a Myra Haggerty, executiva de longa data da equipe de Johny Srouji, chefe do setor. Guo é responsável pelo software para drivers de vídeo e o Face ID, bem como pelas equipes de inteligência artificial que estão trabalhando no Vision Pro.

Dentro do setor de operações da Apple, comandada por Jeff Williams, o gerente de operações de produto Rob Hardy e o executivo de design de manufatura Vashist Vasanthakumar foram ambos promovidos. O primeiro responde à chefe de operações de produto, Priya Balasubramaniam, enquanto o segundo está sob o comando de Rob York, que lidera o grupo de fabricação de gabinetes de dispositivos.

Outro VP deixa a Apple

Ainda de acordo com Gurman, recentemente um executivo de hardware da Apple também deixou a empresa: Yannick Bertolus, vice-presidente de engenharia de hardware, aposentou-se.

Publicidade

Ele respondia diretamente ao chefe de hardware John Ternus e, por mais de uma década, foi responsável pela qualidade e pelos testes de produtos — mas foi transferido no ano passado para a função de principal gerente de produtos de hardware da empresa. Donny Nordhues, um veterano de 17 anos na Maçã, assumirá o lugar de Bertolus.


Uma movimentação e tanto dentro da gigante de Cupertino, não?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Charmosa e surpreendente, “Lessons in Chemistry” é mais que a soma das suas partes

Próx. Post

Suposto Vision Pro mais barato poderá não ter chip de Macs e EyeSight

Posts Relacionados