O melhor pedaço da Maçã.

Spotify, Apple Music e seus concorrentes estão ajudando a indústria fonográfica a ter seu primeiro crescimento em quase duas décadas

Spotify vs. Apple Music

A indústria fonográfica gostaria de lhe dizer que os rumores sobre a sua morte são largamente exagerados, e boa parte dessa ressureição ela deve a serviços de streaming como o Spotify e o Apple Music.

Publicidade

De acordo com um relatório da RIAA (Recording Industry Association of America), os gastos de consumidores com música nos Estados Unidos, no primeiro semestre de 2016, cresceu 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Se o ritmo continuar, a indústria crescerá pelo segundo ano consecutivo em 2016. Na última vez que isso aconteceu, em 1999, as Spice Girls estavam dominando todas as paradas — ou seja, tem tempo pra caramba.

Histórico de lucro da indústria fonográfica

O gráfico acima mostra as principais fontes de renda entre todo o lucro da indústria fonográfica em um determinado ano. Fora a curiosidade de ver os LPs timidamente crescendo novamente, é interessante notar como os serviços de streaming estão crescendo ano a ano nesta proporção.

Publicidade

Spotify, Apple Music, Google Play, TIDAL e companhia limitada são, portanto, grande parte desta ressurreição da indústria da música. Em matéria da Bloomberg sobre este crescimento, o ex-executivo do ramo Larry Miller afirma que “estamos começando a ver os serviços de streaming não mais como a coisa que os hipsters da universidade e as pessoas jovem fazem”. Em outras palavras, estes serviços estão virando mainstream, da mesma forma que ocorreu com o Netflix há alguns anos.

Ainda de acordo com a reportagem, a maioria dos novos assinantes do Apple Music são pessoas que nunca pagaram por um serviço de streaming antes, e não ex-clientes do Spotify ou algum outro concorrente. Ou seja, a quantidade de pessoas está aumentando cada vez mais — e a tendência é continuar assim por um bom tempo.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Será que o iPhone preto brilhante (jet black) arranha assim tão facilmente, mesmo?

Próx. Post

★ Uma visão global da corretora de Fixed Time, a Olymp Trade

Posts Relacionados