Uma pesquisa da Gartner sobre as vendas de notebooks nos primeiros três meses de 2010 trouxe resultados bastante animadores para o setor, que cresceu 43% em relação ao mesmo período de 2009. Com cerca de 49,4 milhões de unidades vendidas, o mercado tem motivos de sobra para estar animado com relação ao momento, mesmo com a emergência das tablets a partir do início do ano.
Entretanto, os netbooks não estão vivendo mais a expectativa de sucesso constatada no passado: embora tenham crescido 71% no mesmo período, esse número foi bem menor em relação ao que as fabricantes estavam habituadas a ver em 2009. Para alguns analistas, os usuários começaram a ficar mais atentos aos seus pontos negativos, rejeitando-os com frequência devido à maior acessibilidade dos notebooks padrão e ao seu maior desempenho e performance.
As cinco maiores fabricantes de notebooks no primeiro trimestre do ano foram HP (9,5 milhões de unidades, 19,2% de market share), Acer (9,1 milhões, 18,5%), Dell (5,66 milhões, 11,5%), Toshiba (4,57 milhões, 9,3%) e ASUS (4,32 milhões, 8,8%). Dentre elas, Acer e ASUS foram os destaques, pois suas vendas cresceram 48,4% e 113%, respectivamente.
A Apple não figura entre as cinco melhores, mas a maioria dos Macs que vende também são notebooks, embora a diferença nas vendas em relação aos desktops tenha caído bastante nos últimos tempos. Por outro lado, ela merece destaque na pesquisa da Gartner por estar levando o mercado de tablets adiante com o iPad, o qual muitos acreditam que continuará fazendo com que os netbooks percam força.
[via Reuters]