O melhor pedaço da Maçã.

Alerta de vulnerabilidade: dados de iPhones protegidos por PIN podem ser acessados via Ubuntu

Dados de iPhone acessados pelo Ubuntu "Lucid Lynx" 10.04

Todos sabemos que a Apple não dá suporte oficial a iPhones/iPods touch rodando em qualquer distribuição Linux, mas usuários do Ubuntu tiveram uma grande surpresa com o lançamento da sua versão 10.04: ela mesma embute compatibilidade nativa com os gadgets da Maçã.

Publicidade

O que a Apple realmente não esperava é que isso fosse lhe trazer preocupações de segurança. Bernd Marienfeldt, especialista de segurança, descobriu nesta semana uma brecha bem feia no iPhone OS (inclusive sua última versão, quem sabe afetando até mesmo o iPad): mesmo protegido por senha/PIN, os dados do aparelho podem ser acessados livremente pelo Ubuntu “Lucid Lynx” 10.04.

Dados de iPhone acessados pelo Ubuntu "Lucid Lynx" 10.04

O mais incrível é que o acesso a esses dados (músicas, fotos, podcasts, histórico do Safari, etc.) nem sequer necessita que o aparelho tenha jailbreak: basta conectá-lo ao computador com tal distro do Ubuntu e aguardar que seja carregado automaticamente no Desktop. Como os arquivos não são criptografados pelo sistema operacional, a pessoa pode brincar e mexer com tudo sem deixar quaisquer rastros de suas ações.

Publicidade

A falha é muito grave e provavelmente deve estar chegando aos ouvidos da Apple junto dos nossos. Esperemos que ela resolva isso o mais rápido possível, é claro.

[via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Termos de serviço da App Store entram em conflito com licença de distribuição de código aberto

Próx. Post

Time Warner e NBC Universal ainda insistem em usar Flash nos seus respectivos portais

Posts Relacionados