O melhor pedaço da Maçã.

Apple não enviará IPs de usuários para o Google no iOS 14.5

Tudo isso para aumentar a segurança de usuários
ALEX_UGALEK / Shutterstock.com
Close-up do ícone do Safari

A partir do iOS/iPadOS 14.5, a Apple redirecionará os dados do recurso Navegação Segura do Google, usado no Safari, para seus próprios servidores como forma de limitar os dados pessoais aos quais a gigante de Mountain View tem acesso.

Publicidade

Em linhas gerais, o recurso de Navegação Segura do Google está atrelado à ferramenta “Aviso de Site Fraudulento” do iOS (Ajustes » Safari » Aviso de Site Fraudulento).

Como a própria Apple explica, antes de visitar um site, o Safari pode enviar informações calculadas com base no endereço do site à Navegação Segura do Google para verificar se o site é fraudulento — a fim de evitar ataques como phishing.

O endereço real do site nunca é compartilhado com o provedor da navegação segura. Esses provedores de navegação segura também podem registrar o seu endereço IP quando informações são enviadas para eles.

Como destacado acima, embora o Google não saiba qual URL específica você está tentando visitar, ele pode coletar seu endereço IP durante a navegação no Safari — no entanto, no iOS/iPadOS 14.5, esse não será mais o caso.

Publicidade

De acordo com o chefe de engenharia do WebKit (motor de renderização do Safari), a Apple agora fará proxy do recurso de Navegação Segura por meio de seus próprios servidores em vez dos do Google.

Proxy da Apple para Navegação Segura

Imagens de capturas de tela publicadas no Reddit mostram as novas URLs proxy.safebrowsing.apple, safebrowsing.g.applimg.com e token.safebrowsing.apple sendo usadas como proxies de “Navegação Segura”.

A mudança faz parte de um conjunto abrangente de recursos voltados para a privacidade — que também incluem o recurso App Tracking Transparency (ATT), o qual exigirá que apps solicitem a permissão de usuários para rastreá-los.

Publicidade

As primeiras versões beta do iOS/iPadOS 14.5 foram disponibilizadas no comecinho deste mês.

via The 8-Bit

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Juiz descarta ação coletiva sobre Siri bisbilhotando usuários

Próx. Post

Vídeo: o que esse tripé de US$600 tem de tão especial?

Posts Relacionados