para usar o Bing como provedor de buscas padrão. Isso é algo que vem sendo sugerido há muito tempo, mas aparenta estar próximo de se concretizar no iPhone OS 4.
Citando pessoas com conhecimento sobre o assunto, o TechCrunch afirmou hoje que o Mobile Safari realmente será modificado pela AppleAparentemente, existe um receio dentro da Apple de continuar a manter muitas funções do seu sistema móvel como fornecidas pelo Google, algo que atualmente não inclui apenas a busca, mas também o Maps e o YouTube, por exemplo. Embora seja improvável que todos eles sumam dos aparelhos, a empresa aparenta ter aberto espaço para que um novo serviço online atue por padrão no iPhone OS, diversificando um pouco as coisas.
O fechamento de um acordo entre Apple e Microsoft para buscas não aparenta ter nada relacionado com rendimento financeiro, considerando que essa oportunidade gera “apenas” US$100 milhões ao ano para a Apple, em função de anúncios do Google. Por outro lado, o Bing mostrou ser bastante flexível para buscas móveis sob a forma de um app para o iPhone OS (imagem acima), então os seus benefícios teriam uma boa oportunidade de ficarem mais visíveis para muita gente.
Atualização
Pouco tempo após a notícia do TechCrunch ir ao ar, o editor Michael Arrington publicou uma nota alegando que a coisa “é mais complicada” do que havia sido dito anteriormente, desmentindo ainda as especulações sobre o valor pago pelo Google à Apple para as buscas feitas em seus produtos. O mesmo veio do SearchEngineLand, com referência à opinião da Microsoft.
Atualização II (29/5)
A repórter Kara Swisher, do AllThingsD, complementa/corrige a matéria afirmando que a Apple de fato está em negociações com a Microsoft, mas o Bing não chegaria ao iPhone OS para *substituir* o Google, e sim para *complementá-lo* como mais um sistema de buscas oferecido aos usuários (o Yahoo! também está lá, lembrem-se). Melhor assim.