O melhor pedaço da Maçã.

iOS 15.2 terá recurso contra abuso infantil; veja mais novidades da 2ª beta!

O sistema trará ainda outras novidades, como os recursos Ocultar Meu Email e Legado Digital

Há algumas horas, a Apple liberou as segundas versões beta de todos os seus sistemas: iOS 15.2, iPadOS 15.2, macOS Monterey 12.1, watchOS 8.3 e tvOS 15.2. E, com as novas versões de testes, a empresa confirmou também a chegada de uma série de novos recursos ao seu ecossistema.

Publicidade

Vamos dar uma olhada em tudo?

Segurança na Comunicação

A primeira novidade — do iOS/iPadOS 15.2, especificamente — já tinha sido avistada pelo MacRumors há algumas semanas, e hoje foi confirmada oficialmente pela Apple. O recurso Segurança na Comunicação (Communications Safety), um dos três pilares das novas ferramentas contra abuso infantil da Maçã, já começou a funcionar na nova versão de testes do sistema e será liberado para o público geral na sua versão estável.

Para quem não acompanhou a história dos recursos da Apple contra abuso infantil, são três:

  1. Segurança na Comunicação: que é justamente o que está em vias de estrear.
  2. Mensagens de apoio e dicas no Spotlight e na Siri.
  3. Escaneamento de imagens no iCloud: esse último recurso foi o que gerou uma interminável polêmica e acabou sendo adiado indefinidamente pela Maçã.

Sobre a Segurança na Comunicação, especificamente, trata-se de um recurso focado no iMessage que funcionará com usuários menores de idade que fazem parte de uma família no Compartilhamento Familiar do iCloud. A ferramenta, que deve ser ativada pelos pais ou responsáveis (ela não virá ligada por padrão), tem como objetivo manter as crianças longe de conteúdos impróprios ou de potenciais predadores.

Para isso, o recurso analisa (localmente, por inteligência artificial) imagens recebidas ou enviadas pelas crianças para detectar nudez e pornografia; se uma imagem cai no filtro do sistema, ela é embaçada e o iMessage faz dois alertas antes de desbloqueá-la — os avisos incluem mensagens de apoio, avisando ao jovem usuário que aquela imagem pode prejudicá-lo e que aquela situação não é de sua culpa.

Em uma versão anterior do recurso, pais/responsáveis de crianças menores de 13 anos que optassem por visualizar a imagem receberiam uma notificação avisando sobre a ocorrência. Após uma consulta com grupos especializados de combate a abuso infantil, entretanto, a Apple optou por remover essa parte do sistema porque ela representava um risco a crianças em situações de violência ou abuso parental. Agora, em vez disso, as crianças podem ter a opção de enviar uma mensagem para um adulto à sua escolha ou obter outras dicas de como lidar com a situação com maiores de idade.

Dos outros dois recursos-base das ferramentas contra abuso infantil da Apple, as melhorias na Siri e no Spotlight deverão ser introduzidas até o fim do ano. Já a análise de fotos do iCloud está suspensa até segunda ordem, então provavelmente teremos de aguardar mais até que a Apple se pronuncie sobre o tema.

Ocultar Meu Email

Enquanto isso, o recurso Ocultar Meu Email (Hide My Email), disponível para todos os usuários do iCloud+, está sendo expandido nas novas versões beta do iOS/iPadOS 15.2 e do macOS Monterey 12.1.

O recurso já estava disponível nas preferências do iCloud, mas a diferença nas novas versões beta do iOS/iPadOS/macOS é que agora, como informou o 9to5Mac, você pode utilizá-lo também diretamente no aplicativo Mail. Para isso, ao escrever uma mensagem, basta clicar no campo “De” e selecionar a opção “Ocultar Meu Email”. Bem simples, não?

Já explicamos a fundo como funciona o Ocultar Meu Email, mas basicamente trata-se de um recurso de segurança no qual o iCloud gera um endereço de email aleatório para cada site ou serviço no qual você se cadastra.

Publicidade

Os emails enviados a esse endereço aleatório são automaticamente encaminhados para o seu email pessoal, mas a pessoa/empresa do seu lado não tem acesso ao seu endereço “real” — e, se você começar a receber spam ou mensagens indesejadas daquele remetente, é possível bloqueá-lo com um clique simplesmente apagando aquele endereço aleatório.

Legado Digital

Outro recurso anunciado entre as novidades da WWDC21 também dará as caras, enfim, no iOS/iPadOS 15.2 — refiro-me ao Legado Digital (Digital Legacy), que lhe permite designar contatos de confiança para obter acesso ao seu ID Apple e aos seus dados após a sua morte.

Já presente nas segundas versões beta do iOS e iPadOS 15.2, como mostrou o MacRumors, o recurso pode ser acessado na seção “Senhas e Segurança”, disponível ao tocar no seu nome nos Ajustes do dispositivo. Após uma tela explicativa, você poderá selecionar seus contatos de confiança — eles serão avisados da seleção e, no caso do seu falecimento, poderão obter acesso à sua conta fornecendo à Apple uma chave de acesso (que estará disponível no dispositivo deles) e um atestado de óbito.

O recurso é pensado para que documentos, fotos e informações importantes sejam recuperados por seus entes queridos após a sua morte, mas vale notar que os contatos de confiança não terão acesso a tudo: suas senhas das Chaves do iCloud, por exemplo, não poderão ser acessadas, bem como quaisquer conteúdos licenciados (como mídias que você adquiriu na iTunes Store).

AirTags e Buscar

Não são só recursos anunciados previamente que chegarão com os novos sistemas. O MacRumors percebeu também uma importante adição de segurança ao aplicativo Buscar (Find My), destinada a permitir que usuários descubram caso AirTags ou outros dispositivos compatíveis com a plataforma estejam nas proximidades, podendo rastrear a pessoa.

Ao abrir a aba Itens do aplicativo Buscar, você pode tocar na opção “Itens que podem me rastrear” e o sistema explicará que o recurso serve para detectar possíveis dispositivos desconhecidos (como um AirTag furtivamente depositado na sua bolsa, por exemplo) que estejam lhe seguindo.

A plataforma já era capaz, anteriormente, de avisar ao usuário caso um dispositivo do tipo estivesse acompanhando sua localização, mas agora essa detecção pode ser feita de forma manual — o que certamente trará mais paz de espírito a pessoas que têm problemas com stalkers e outros tipos de maus elementos.

Aplicativo Apple TV

Por fim, uma boa novidade para os usuários do aplicativo Apple TV, como descoberto pelo 9to5Mac: o app recebeu uma aba Loja própria, permitindo que você navegue por filmes e séries disponíveis para venda e aluguel na iTunes Store de forma separada, em vez de simplesmente juntar o conteúdo com todas as outras fontes agregadas pelo app.

No caso do iPadOS 15.2, a mudança é ainda maior: além da aba Loja, os usuários terão também uma nova barra lateral com navegação facilitada. Por lá, é possível acessar também todas as abas já existentes (como a Busca, a aba Originais e a Assista Agora) e conferir a sua biblioteca própria, com as compras recentes, conteúdos disponíveis pelo Compartilhamento Familiar do iCloud e muito mais.

Boa adição, não é mesmo?


Todas as novidades acima descritas já estão disponíveis nas novas versões beta dos sistemas da Apple — e deverão chegar para todos os usuários junto com as versões finais, estáveis, dos updates, o que deverá demorar mais algumas semanas para ocorrer.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone sobrevive intacto a queda de avião nos EUA

Próx. Post

Scanner Pro agora organiza documentos automaticamente

Posts Relacionados