O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple pretende aprimorar métodos de autenticação para sistemas de DRM

Em termos de distribuição de conteúdo digital, DRM sempre é um tópico complicado de se abordar, mas é também uma tecnologia adotada pela Apple e uma daquelas em que a companhia realiza pesados investimentos na proteção de direitos autorais sobre o que é vendido nas suas lojas online. Provavelmente, foi pensando nisso que ela enviou um novo pedido de patente para o governo norte-americano, visando aprimorar os métodos de autenticação usados em sistemas de proteção FairPlay (nome usado para o DRM da iTunes Store).

Publicidade

O sistema que ela desenvolveu como proposta para isso envolveria o uso de componentes físicos para emitir valores usados na autenticação de um usuário sobre acesso a conteúdos protegidos, comparando informações entre duas partículas emissoras. Caso sua implementação seja bem-sucedida, este método reduziria as chances de um hacker tentar rastrear essas informações para burlar a autenticação e, como consequência, também impediria a pirataria de conteúdos adquiridos diretamente a partir da Apple.

DRM deixou de ser algo empregado em músicas da iTunes Store, mas ainda é uma realidade para quem compra vídeos, aplicativos e até livros por meio da loja. Se considerarmos que essa tendência não deverá mudar a curto prazo, empregar técnicas mais avançadas para proteger esses produtos digitais e seus direitos autorais não seria nada estranho vindo da Apple, embora as críticas sobre essa atitude sejam inúmeras.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Vídeo: o que acontece com o iPad quando utilizado no espaço, em gravidade zero

Próximo Artigo
Ícone do Microsoft Messenger para Mac

Quarto beta do Microsoft Office 2011 para Mac revela pequenas mudanças no Messenger

Posts Relacionados