Sabe aquelas notícias do tipo “o inferno congelou”? Pois bem, esta é uma delas.
A Samsung anunciou hoje, em pleno domingo obviamente já no clima da Consumer Electronics Show (CES) 2019, que a partir da primavera do hemisfério norte (nosso outono) os modelos deste ano de suas TVs inteligentes terão acesso a conteúdos do iTunes e ganharão suporte ao AirPlay 2.
É isso, mesmo: quem tiver uma Smart TV da Samsung de última geração não precisará mais de uma Apple TV para comprar/alugar filmes ou programas de TV distribuídos pela iTunes Store, e também poderá enviar conteúdos/espelhar a tela de iPhones e iPads diretamente na telona com o AirPlay.
“Estamos contentes em levar as experiências iTunes e AirPlay 2 para ainda mais consumidores em todo o mundo através de Smart TVs da Samsung, então usuários de iPhones, iPads e Macs têm agora mais uma forma de curtir seus conteúdos favoritos na telona em suas casas”, declarou Eddy Cue, vice-presidente sênior de softwares e serviços de internet na Apple.
A novidade é incrível por uma série de aspectos. Primeiro, estamos falando de uma parceria entre Apple e Samsung, o que só mostra que as disputas judiciais entre elas e a concorrência que enfrentam por exemplo no segmento de smartphones conseguem ser separadas do restante de seus interesses comerciais — o que já era claro considerando que a Apple investe milhões e milhões de dólares em telas fabricadas pela Samsung, por exemplo.
Segundo, tal como vimos recentemente com o anúncio do Apple Music em dispositivos Amazon Echo, isso mostra claramente a transformação da Apple numa nova empresa que está realmente investindo pesado e bastante focada em diversificar o seu setor de serviços. Ela finalmente enxergou que, para se tornar uma gigante nessa área, não pode mais concentrar tudo no seu próprio ecossistema.
Por fim, é claro e evidente que isso tudo é um grande preparativo para o lançamento iminente do “Apple Video” — ou seja lá como a Maçã chamará seu serviço de streaming de vídeo. Não faria realmente sentido nenhum ela estar investindo bilhões de dólares em algo que só donos de Apple TVs poderiam consumir.
A novidade estará incluída nativamente em modelos 2019 de TVs da Samsung e também será disponibilizada como uma atualização de firmware para modelos 2018, para consumidores em mais de 100 países diferentes.
Obviamente, a Samsung é apenas a primeira a entrar nesse novo rol de parcerias da Apple. Qual vocês apostam que será a próxima? Eu diria que a LG, a qual por sinal já tem proximidade com a Apple desde o lançamento de seus monitores 4K e 5K para Macs. Veremos.
via The Verge