O melhor pedaço da Maçã.

OpenCL chega à versão 1.1 nas mãos de grupo regulador

O Khronos Group oficializou hoje o lançamento da versão 1.1 da especificação OpenCL, responsável por definir um padrão de programação que tira proveito de CPUs e GPUs no processamento de qualquer tipo de dado computacional. A evolução da linguagem criada pela Apple para o Snow Leopard possui foco em ganhos de desempenho, ampliando o poder computacional do hardware atual para habilitar aplicativos mais avançados, que não exijam altos investimentos por parte de usuários.

Publicidade

Foi adicionada a ele uma série de funções que ligam eventos da linguagem OpenCL com vários tipos de recursos disponíveis através da tecnologia gráfica OpenGL (usada primariamente para gráficos e jogos), o que tecnicamente permite que ambas sejam utilizadas de forma conjunta na aceleração de operações em várias categorias de soluções científicas. Com o uso da especificação 1.1, operações computacionais altamente avançadas poderão ser processadas em múltiplos clientes (o que pode habilitar o seu uso para computação em grade), enquanto máquinas muito poderosas poderão receber operações para processamento de múltiplos computadores.

A partir de hoje, já é possível obter detalhes da OpenCL 1.1 e ferramentas para trabalhar com ela, mas o suporte à nova tecnologia em nível de hardware e sistema operacional ainda está sem planos definidos por parte das empresas que a apoiam. O que se sabe até o momento é que todos os computadores que já possuem suporte à OpenCL 1.0 executarão a nova classe de aplicativos do novo padrão com retrocompatibilidade, enquanto uma atualização para ele deverá ser definida tanto por fabricantes de GPUs quanto pela Apple, no caso de uma futura versão/atualização para o Mac OS X.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera build 10F569 do Mac OS X 10.6.4 para desenvolvedores

Próx. Post

Inauguração da primeira iTown do Rio de Janeiro ocorrerá depois de amanhã

Posts Relacionados