O melhor pedaço da Maçã.

Apple cobrará 27% sobre compras com sistemas de terceiros na Holanda

Prêmio dos App Store Awards 2021

Após anunciar mudanças na App Store na Holanda, a Apple forneceu alguns detalhes adicionais sobre como permitirá que aplicativos de namoro no país ofereçam sistemas de pagamento alternativos, em conformidade com uma determinação da Authority for Consumers and Markets (ACM) — embora ainda esteja apelando da decisão.

Publicidade

Como muitos devem saber, a Apple normalmente cobra 30% de comissão em compras/assinaturas feitas a partir do seu próprio sistema (até então, o único disponível). Na Holanda, a comissão cobrada sobre os sistemas alternativos de pagamento foi fixada em 27%.

A Apple explica, ainda, que essa é uma taxa reduzida que exclui valor relacionado ao processamento de pagamentos. Dessa forma, desenvolvedores serão responsáveis pela cobrança e remessa de quaisquer impostos aplicáveis, como o imposto sobre valor agregado (IVA) da Holanda — para vendas processadas por um provedor de pagamento terceirizado.

Segundo a companhia, os aplicativos de namoro na Holanda podem optar por oferecer sistemas de pagamento alternativos vinculando-se a um site ou usando um fluxo nativo no aplicativo — porém, os desenvolvedores terão que informar ao seu cliente que ele está sendo direcionado a um serviço de pagamentos que não é o da Apple.

Publicidade

A cada mês, os desenvolvedores terão que enviar um relatório para a Apple que lista suas vendas. A Apple enviará então faturas de sua comissão, que devem ser pagas em 45 dias.

Reação

Naturalmente, os detalhes fornecidos pela Maçã já chegaram ao ouvidos de desenvolvedores — e alguns deles compartilharam sua insatisfação com as medidas, como Steve Troughton-Smith, que chamou a abordagem da Maçã “absolutamente perversa”.

Absolutamente perverso. Isso diz tudo sobre a Apple de @tim_cook e o que ela pensa dos desenvolvedores. Espero que a empresa receba exatamente o que merece. Todos em sua equipe executiva deveriam ter vergonha, e alguns deles não deveriam estar aqui quando tudo acabar. Todos nós vemos você.

Benjamin Mayo, do 9to5Mac, afirmou que a solução oferecida pela Apple “não vai ser rentável para ninguém”.

Que empresa conseguirá encontrar um sistema de pagamento alternativo que tenha taxas inferiores a 3% por transação, incluindo todos os custos administrativos adicionais e trabalho de contabilidade? Eu acho que essa opção não vai ser rentável para ninguém.

Dado que muitos dos argumentos a favor do uso de pagamentos alternativos citaram o dinheiro como um fator, é improvável que o número de desenvolvedores insatisfeitos com a decisão seja pequeno. Isso ainda vai dar água pela barba…

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Malware para macOS evolui perigosamente desde 2020

Próx. Post

Twitter expande globalmente testes com botão de negativar

Posts Relacionados