O melhor pedaço da Maçã.

IDC, Strategy Analytics e ABI Research avaliam estado do mercado de celulares e smartphone: só dá Apple

Market share de celulares no 2Q 2011 - IDC

Mais um trimestre de resultados de fabricantes de celulares e empresas de análise de mercado traçam um perfil de como está a distribuição dos produtos entre as principais companhias.

Publicidade

Market share de celulares no 2Q 2011 - IDC

O IDC apurou que, no segundo trimestre de 2011, a Apple ficou mais uma vez na quarta colocação entre as maiores fabricantes de celulares do mundo, com um crescimento de 141,8%, encurtando ferozmente sua distância em relação à terceira colocada, a LG, que teve uma queda de 18,9%. Na segunda posição, a Samsung apresentou um crescimento de 10%, enquanto a primeira colocada, a Nokia, viu suas vendas murcharem mais de 20%. Esses números, claro, se devem à imensa popularidade de smartphones com sistemas operacionais modernos, como o iOS e o Android.

Market share de smartphones no 2Q 2011 - Strategy Analytics

E, falando em smartphones, a Strategy Analytics ratificou a posição da Maçã como maior fabricante de aparelhos inteligentes do mundo, ultrapassando a Nokia com mais de 3 pontos percentuais de folga em market share. Na verdade, a gigante finlandesa não conseguiu nem a segunda posição: esse posto foi da Samsung, que vendeu quase seis vezes mais smartphones no segundo trimestre deste ano do que em 2010.

Publicidade

Caso você queira uma segunda opinião, a ABI Research traz: sim, a Apple é a maior fabricante de smartphones do mundo, sim a Sammy está crescendo assustadoramente rápido, sim a Nokia está afundando mais rápido que a Louis Lane caindo do topo de um edifício. E não, não há como saber se o Windows Phone 7 vai ser como o Superman e salvá-la no último instante.

Agora, se você acha que esses números são deprimentes para todos os fabricantes cujo nome não é igual ao de uma fruta, veja só o gráfico abaixo, obra de Horace Dediu, do asymco:

Divisão de lucro entre fabricantes de celulares - asymco

No último trimestre, a Apple abocanhou dois terços dos lucros entre as oito maiores fabricantes de celulares do mundo. Sem mais.

[via MacRumors: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Painel frontal branco é compatível com iPods touch atuais

Próx. Post

Momento Humor: a Apple é tão simpática que conserta até clones de MacBooks Air

Posts Relacionados