Rádio HD deverá aparecer em futuros gadgets da Apple

Com base no projeto proposto por uma das suas patentes registradas recentemente, a Apple pode estar trabalhando na integração do formato HD Radio aos seus gadgets. Criado pela iBiquity e capaz de usar um único canal para transmissões simultâneas de estações AM e FM nos formatos analógico e digital, ele promete oferecer enorme flexibilidade aos usuários ao ouvir áudio em tempo real.

Publicidade

Um número considerável de funções de software destacariam a presença da tecnologia em iPods e iPhones, incluindo a capacidade de rastrear apenas estações que ofereçam rádio em alta qualidade — algo que não vemos em grande quantidade hoje em dia, mas isso deverá mudar no futuro. Como parte do suporte a Rádio HD, a Apple expandiria a tecnologia iTunes tagging para mais produtos além do iPod nano, permitindo que os usuários usem as informações de artistas, álbuns e músicas transmitidas em tempo real para fazer compras na sua loja online.

Por meio do uso de sistemas de som veiculares específicos (o que corresponde à conectividade com iPods presentes em quase todos os automóveis norte-americanos), também seria possível ouvir estações de rádio em alta qualidade dentro de carros, mas aparentemente isso dependeria de alguns requerimentos específicos dos veículos — o invento da Apple não esclarece se eles já são suportados por fabricantes ou não. A espera por suporte a rádio já existe há muito tempo entre alguns donos de iPhones e outros iPods, mas a entrada de uma tecnologia nova como HD Radio no meio disso poderá deixá-lo indisponível por mais algum tempo, pelo jeito.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…