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“Preocupada” com a privacidade dos usuários, Apple esconde opções de coleta de dados do iAd no porão [atualizado]

Todo mundo (e as mães deles) ficaram revoltados com os atentados à privacidade provocados por serviços do tipo “opt out”, como o Google Buzz ou o Facebook: neles, você primeiro é jogado dentro de um pesadelo de “compartilhamento”, para depois poder escolher sair dele. E essa saída sempre está por trás de inúmeros menus, e links, e opções, e caixas de seleção, e, eventualmente, uma onça.

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Pois não é que a Apple resolveu adotar o mesmo sistema para a coleta de dados dos seus iAds? Veja só um pouco do texto novo sobre o assunto na política de privacidade da Apple (pusemos o destaque):

Apple and its partners use cookies and other technologies in mobile advertising services to control the number of times you see a given ad, deliver ads that relate to your interests, and measure the effectiveness of ad campaigns. If you do not want to receive ads with this level of relevance on your mobile device, you can opt out by accessing the following link on your device: http://oo.apple.com.

O que isso quer dizer? Bem, isso significa que você vai ter que acessar essa URL a partir de cada aparelho com iOS em que não quiser que exista coleta de informações para alimentar os iAds — cujo espaço já está reservado em alguns apps. Por que fazer isso de forma obscura em vez de colocar uma opção para isso nas Preferências do iOS?

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Ironicamente, Jobs reclamou das outras empresas justamente sobre a falta de clareza na hora de coletar informações. Bem, pimenta nos olhos dos outros é iogurte congelado… 😛

[via iLounge]

Atualização

One more thing… Que tal saber que agora sua localização precisa ao longo do tempo será coletada, armazenada e compartilhada pela Apple com outras empresas? Claro, exceto pelo Find My iPhone, tudo será anônimo — mesmo que seu histórico inclua casa, trabalho, locais favoritos, etc., e possa ser crackeado para prover sua identidade.

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Pelo menos o compartilhamento da sua posição com outros apps será do tipo “opt in”: você tem que ir lá e ativar, ao contrário do iAd, em que você participa compulsoriamente e só desativa se quiser. A escolha de palavras é ótima, por sinal, pois não esgota nenhuma possibilidade.

Confira os termos, com nossos destaques:

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To provide location-based services on Apple products, Apple and our partners and licensees may collect, use, and shareprecise location data, including the real-time geographic location of your Apple computer or device. This location data is collected anonymously in a form that does not personally identify you and is used by Apple and our partners and licensees to provide and improve location-based products and services. For example, we may share geographic location with application providers when you opt in to their location services.

Some location-based services offered by Apple, such as the MobileMe “Find My iPhone” feature, require your personal information for the feature to work.

PARANOIA: on

[via Los Angeles Times]

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