O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores focam-se em atualizar apps para o iOS 4 com suporte a multitarefa e Retina Display

Já existem muitos aplicativos disponíveis na App Store que foram atualizados para o iOS 4 (mais de 1.000, segundo o AppleInsider), mas até esse número chegar um pouco mais perto dos 225.000 produtos no catálogo da Apple, muita gente ainda precisará trabalhar um pouco. A depender do caso, esse trabalho não deverá ser muito pesado; aparentemente, o que os usuários deverão cobrar dos desenvolvedores como ação imediata será suporte a multitarefa (mais especificamente, fast app switching) e ao Retina Display do novo iPhone 4.

Publicidade

Para multitarefa, o nível de trabalho de um desenvolvedor será variado, de acordo com a finalidade dos seus aplicativos. O site RoughlyDrafted Magazine explicou o assunto de forma breve: caso suportar a função fast app switching seja a única necessidade de multitarefa que os usuários de um certo aplicativo precisem em relação aos outros serviços que a Apple criou nessa área, não será preciso nenhum trabalho extra além de recompilá-los. A não ser, é claro, que o desenvolvedor se preocupe com a tarefa de liberar o máximo de memória possível na hora de congelar o estado do app em segundo plano, o que exige uma dose extra de trabalho.

Devido a essa primeira facilidade, não é à toa que muitos aplicativos pouco complexos já foram atualizados aos montes para o iOS 4, como o ESPN ScoreCenter, o New York Times, o LinkedIn, o Fandango, o WordPress para iPhone e muitos outros.

Por outro lado, quem terá mais trabalho com relação a suportar multitarefa são desenvolvedores de apps que podem reproduzir áudio em segundo plano (como o Pandora), usam a localização precisa do usuário a todo o tempo (como o Loopt) ou podem funcionar em segundo plano para completar tarefas (como o Dropbox, para envio de arquivos). Além disso, há aplicativos que poderão suportar VoIP em conjunto de outras tarefas. Este último caso, como aparenta ser bem complicado, ainda não levou a Skype a atualizar o seu aplicativo, por exemplo.

Além de multitarefa, o Retina Display do iPhone 4 é outro candidato a dar só um pouco de dor de cabeça, especialmente para designers, que precisam recriar a arte gráfica de aplicativos para se adaptar à alta resolução da tela de 640×960 pixels. Felizmente, há muito material que ajuda nessa tarefa disponível no portal de desenvolvedores da Apple e quem tiver partido de designs em alta resolução ou arte vetorial terá bem menos trabalho.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 4 resolve uma série de problemas de segurança; quem ficou preso no 3.1.3 já pode se preocupar

Próx. Post

Steve Jobs responde email de usuária sobre falta de papéis de parede personalizados em iPhones 3G

Posts Relacionados