O melhor pedaço da Maçã.

Cadastro no Celular Seguro é facilitado e bloqueios ganham mais segurança

Campo Grande News
Celular Seguro no iPhone

O aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), recebeu uma atualização que simplificou e aperfeiçoou os processos de registro e envio de alertas de bloqueio de celulares roubados, furtados ou extraviados. Segundo o secretário-executivo da pasta, as novidades foram adicionadas a partir de demandas de usuários e de instituições parceiras, tornando o uso da ferramenta mais simples.

Publicidade

Agora, para cadastrar um aparelho no sistema, não é mais necessário informar o IMEI 1International mobile equipment identity, ou identificação internacional de equipamento móvel. e o modelo do dispositivo. Foram mantidos apenas os campos essenciais: o número da linha telefônica no aparelho, a operadora e a marca do telefone. Também foi incluída a opção “Outra operadora” e a identificação da marca do celular ficou mais intuitiva, podendo ser selecionada em uma lista.

Em relação ao envio de alertas, foi incluída uma restrição de 15 dias para o registro de ocorrências. Ou seja, será possível apenas emitir alertas para ocorridos dos últimos 15 dias. Além disso, agora dá para selecionar o tipo de alerta que será emitido: somente o bloqueio da linha, bloqueios de outras instituições (como bancos), ou ambos.

Ao emitir um alerta de bloqueio, a partir de agora será exibida uma notificação de confirmação, oferecendo maior garantia contra toques acidentais. O app continua sem limite de quantidade de números que podem ser cadastrados em uma mesma conta, embora todas as linhas precisem estar vinculadas ao CPF do titular para que o bloqueio seja efetivado.

Publicidade

Os bloqueios, vale lembrar, podem ser feitos por pessoas de confiança cadastradas ou pelo próprio usuário, tanto dos aparelhos quanto de apps de instituições parceiras. Para realizar o desbloqueio, porém, é necessário contatar a operadora e os bancos.

Iniciativa de rastreamento do Piauí

O MJSP também anunciou recentemente que o Celular Seguro vai incorporar uma iniciativa de rastreamento e recuperação de aparelhos desenvolvida pelo governo do Piauí, em que a polícia civil do estado criou um programa que armazena os dados de telefones. Quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia devem informar em que local e o modelo do aparelho no qual o número foi inserido.

Então, em havendo registro de furto ou roubo do dispositivo, o receptador (quem adquire algo proveniente de crime) é intimado, por meio do WhatsApp, para comparecer a uma delegacia para esclarecimentos. Se não tiver a nota fiscal do celular, tem de entregá-lo às autoridades, que o encaminham para os donos.

Publicidade

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, o índice de recuperação de aparelhos aumentou 139%, enquanto os crimes de roubo e furto diminuíram. Já foram mais de 6 mil celulares recuperados no estado desde o início do projeto.

Em relação ao Celular Seguro, já há mais de 1,8 milhão de pessoas cadastradas no sistema e já foram emitidos 37,6 mil alertas de bloqueio, de acordo com dados do MJSP do dia 5 de abril. No mês passado, os números eram de cerca de 1,7 milhão e 30 mil bloqueios.


Ícone do app Celular Seguro BR
Celular Seguro BR de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPhones
Versão 1.5 (21.8 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TudoCelular.com [1, 2]

Notas de rodapé

  • 1
    International mobile equipment identity, ou identificação internacional de equipamento móvel.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Série infantil “Yo Gabba GabbaLand!” estreará no Apple TV+ em 9 de agosto

Próx. Post

“iPhone 16 Plus” poderá ter sete opções de cores

Posts Relacionados