O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pesquisa da Appcelerator aponta que desenvolvedores veem Android como aposta de longo prazo

Primeiro, um pequeno disclaimer: a Appcelerator é responsável pela plataforma Titanium de criação de apps nativos para várias plataformas usando código web. Ela foi prejudicada pelos novos termos do SDK do iOS? Quem sabe! O que temos de certeza é que a empresa entrevistou mais de 2.700 desenvolvedores e avaliou a preferência deles em relação a plataformas móveis e seus anseios para cada uma delas, chegando à conclusão de que as tablets representam o futuro da “computação em qualquer canto”.

Publicidade

De maneira geral, o iOS e o Android são as plataformas mais visadas por desenvolvedores: a maioria deles tem interesse em desenvolver para ambas, ao contrário de concorrentes como BlackBerry, Windows Phone 7 (ainda não lançada) e Symbian.

Contudo, ao associar determinadas características positivas, o Android levou a melhor sobre o iOS nos quesitos “ser mais aberto”, “ter mais recursos como sistema operacional” e “ter prospectos melhores a longo prazo”. O sistema da Apple, por outro lado, levou vantagem em todos os outros, entre eles “melhor mercado” para apps de consumidores e profissionais, “mais segura”, “tem os melhores aparelhos” e “melhores prospectos a curto prazo”.

Quando inquiridos para apontar um pró e um contra de cada plataforma móvel, 86% dos desenvolvedores declararam que a Apple “controla demais o iOS”, mas, em contrapartida, 90% deles acreditam que a Maçã continua produzindo os melhores smartphones para usuários finais. O Android, por sua vez, foi elogiado por sua adaptabilidade a diversos tipos distintos de aparelhos, e contraditoriamente foi criticado pela fragmentação que sofre no mercado.

Dentre outras descobertas, a Appcelerator avaliou que a adição de multitarefa foi o ponto de maior interesse da dos desenvolvedores (73%) e que a maior dificuldade na criação de aplicativos, para 31% dos entrevistados, é a criação de versões para múltiplas plataformas. A pesquisa foi conduzida entre 15 e 17 de junho, seu relatório completo pode ser visto aqui (PDF; 510KB).

[via ZDNet]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

iPhone 4 branco só chegará na segunda metade de julho, pois comeu uma maçã envenenada

Próximo Artigo

Valve lança Counter-Strike: Source para Mac OS X

Posts Relacionados