O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Executivo da Mozilla ressalta que seu navegador móvel “não rodará código nativo”

Ícone do Firefox

Ícone do Firefox 3.6De todas as grandes desenvolvedoras de browsers, a Mozilla era a única que não tinha se manifestado perante as antigas discussões sobre o Flash Player: a Microsoft disse que apoiaria padrões da internet no seu navegador para Windows (e assim está evoluindo a sua próxima versão), enquanto a Opera também adotou uma opinião similar à da Apple. Apesar de estar contribuindo com o Google para um método mais seguro e funcional de executá-los em navegadores, um executivo da desenvolvedora do Firefox afirmou ao The Register que a sua versão móvel também não dará espaço para código nativo, apoiando o padrão HTML5.

Publicidade

Atualmente, o Firefox for Mobile apenas funciona em smartphones baseados na plataforma Maemo (cujo principal representante no mercado é o Nokia N900), mas ele também irá para o Android ainda neste ano. A Mozilla não abandonará o Flash Player nos seus produtos permanentemente, mas também fará de tudo para que os usuários não sejam afetados por problemas comuns que podem acontecer devido à execução de código nativo. “Estamos tentando balancear a realidade da internet de hoje”, disse Jay Sullivan, chefe da empresa para produtos móveis. “[No desktop], o Flash estará lá. Nossos usuários irão usá-lo, e ele vai travar”, afirmou.

Há alguns dias, a Mozilla incluiu proteção contra travamentos de plugins na última atualização do Firefox, como uma primeira iniciativa para limitar a execução deles em seu browser para Windows e Linux. Embora tal funcionalidade ainda não esteja disponível no Mac OS X, ela deverá aparecer em breve ou, quem sabe, um dia, nem ser mais necessária. “Com o tempo, nós realmente acreditamos que HTML5 será o futuro”, disse Sullivan.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Bumpers do iPhone 4

Apple (bom, Steve Jobs) responde a problemas de recepção de sinal do iPhone 4 [atualizado]

Próximo Artigo
iPhone 4 visto de frente, com visão lateral também

Após primeiro dia do iPhone 4 em lojas, Apple pode ter vendido 1,5 milhão de unidades

Posts Relacionados