Calma, pessoal, guardem seus fogos de artifício pra quando o Brasil for hexa: ainda não saiu uma ferramenta de jailbreak para iPhones 4. Mas quem gosta de instalar aplicativos sem a supervisão da Apple certamente vai adorar saber que o hacker conhecido como MuscleNerd já fez algum progresso com relação ao novo smartphone da Maçã.
![]() |
![]() |
As imagens que você vê acima parecem apenas mais screenshots de um iPhone rodando o Cydia ou em root, mas clique nelas. Clicou? Viu que elas têm a resolução de um Retina Display? Das duas uma, então: ou foram montadas com algum simulador de interfaces radical e são um embuste (improvável), ou então o caminho para a libertação do iPhone 4 já foi trilhado (yep, esses caras são capazes disso). Ela foi postada há algumas horas, com agradecimentos a @comex — que, ironicamente, tinha o código, mas não o iPhone 4 para testá-lo.
E por que ainda não existe uma ferramenta para usuários também poderem entrar na brincadeira? É aí onde entra o “userland” no título deste post. O jailbreak conseguido atualmente precisa de software da Apple e seria muito fácil de bloquear num futuro update — e olha que há rumores de um iOS 4.0.1 pra amanhã! Isso sem falar que liberar software com código de propriedade da Maçã tornaria o jailbreak ilegal mesmo.
Assim, fique confortado por saber que os trabalhos estão caminhando e que eventualmente o iPhone Dev Team deverá liberar uma ferramenta direcionada a usuários finais. Caso queira montar uma vigília em torno do processo, o i-Enthusiast está acompanhando tudo bem de perto — e é claro que vamos continuar acompanhando daqui também.
Momento cultura: em Alice Através do Espelho, a corrida da Rainha Vermelha é um momento no qual você precisa correr o máximo que pode para ficar no mesmo lugar (ou duas vezes isso se quiser sair do canto). Como Lewis Carrol é O Cara, tal metáfora hoje é usada para descrever situações de “corrida armamentista evolucionária”: um predador fica mais eficiente em caçar e logo as presas se tornam também mais eficazes em escapar, e assim as populações se mantêm constantes.
Jailbreak vai, jailbreak vem, o time de segurança de software de Cupertino deve estar correndo duas vezes mais rápido, agora. 😉
[via Engadget]