O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft acha a Thunderbolt “insegura”, por isso não a coloca na linha Surface

Microsoft Surface

Há alguns bons anos, a Apple adotou a interface Thunderbolt (primeiro a de segunda geração, atualmente na terceira), da Intel, como principal tecnologia de transferência de dados e energia nos muitos modelos de Macs. Apesar da popularidade dessa conexão, há quem acredite que, talvez, essa não seja a melhor opção quando o assunto é segurança.

Publicidade

Em um webinar (seminário na web) realizado há alguns dias, um funcionário da Microsoft apresentou toda a engenharia envolvida nos dispositivos Surface mais recentes, como visto no trecho a seguir publicado por um usuário no Twitter.

https://twitter.com/h0x0d/status/1253917701719769088
Surfaces não possuem Thunderbolt porque é inseguro 🙃

Em certo momento do vídeo, ele explica que nenhum dispositivo da família Surface tem uma conexão Thunderbolt devido à “ameaça de segurança” que isso representa.

Nenhum dispositivo Surface possui Thunderbolt. Por que não? Porque essa é uma porta de acesso direto à memória. Se você tiver um acessório bem preparado que pode ter acesso à memória, poderá ter acesso a todo o dispositivo e a todos os dados armazenados nela [memória]. No momento, nós não acreditamos que o Thunderbolt possa oferecer a segurança realmente necessária para dispositivos.

O The Verge comprovou a veracidade da apresentação e descobriu que o funcionário da Microsoft é um especialista na tecnologia e trabalha na empresa há mais de dez anos.

Durante o seminário (que possui mais de uma hora), também foi revelado que os dispositivos Surface não possuem RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. removível devido a preocupações de segurança semelhantes.

Vale lembrar, porém, que outros laptops similares de fabricantes como Lenovo, Dell e HP usam a tecnologia Thunderbolt há anos — a exceção sempre foi a linha Surface. Além disso, o Windows 10 ganhou um novo recurso de segurança para interromper ataques de firmware e ataques de ransomware que buscam dados no kernel (núcleo) do sistema por dispositivos compatíveis com Thunderbolt 3 — algo que, nas máquinas mais recentes da Apple, é feito pelo chip de segurança T2.

A Microsoft não comentou a apresentação e/ou as alegações do engenheiro no vídeo.

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Meet se torna gratuito para todos os usuários

Próx. Post

Vídeo: Q&A — dúvidas sobre o novo iPhone SE, iPad Pro e Magic Keyboard

Posts Relacionados