O melhor pedaço da Maçã.

iMovie para iPhone 4 pode ser executado em um 3GS com jailbreak [atualizado]

Ícone do iMovie para iPhone 4

Editar filmes em alta definição não é uma tarefa muito simples — eu já vi muitos bons desktops caírem de joelhos diante desse desafio. Por conta disso, a Apple restringiu seu elogiado app de edição de filmes, o iMovie, ao mais recente (e potente) modelo de iPhone. Só que um hacker não consegue parar quieto diante de uma restrição e, lógico, vai logo atrás de mexer e fuçar pra ver se as coisas são como dizem que são.

Publicidade

E não é que um deles conseguiu fazer o iMovie rodar num iPhone 3GS? 😛

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=N6L07nPrjzo[/youtube]

Segundo David Romhan Torres, bastou mudar o arquivo info.plist para requerer a versão mínima do sistema para 3.0.0 e o atributo front-facing-camera para false — em conjunto, as duas alterações permitem que o iMovie rode em iPhones e iPods touch que nem mesmo tenham sido atualizados pro iOS 4 (entretanto, não foi possível fazer o app rodar em um iPad). De qualquer forma, falar é fácil, o difícil é fazer, mas divulgar um passo-a-passo para facilitar o trabalho seria ilegal, pois esse tipo de alteração viola a DRM que a Apple aplica a seus apps.

Como a câmera do iPhone 3GS não grava em alta definição, presume-se que o trabalho seja um pouco mais leve. Portanto, se esse modelo consegue rodar o iMovie com desenvoltura mesmo sem ter 512MB de RAM e um processador A4, fica a indagação de por que a restrição ao iPhone 4. Se eu tivesse que apostar, diria que os filmes gravados por um 3GS não justificam a adição de temas ou edições muito complexas, cheias de transições e efeitos. Isso, claro, na cabeça do povo lá da Apple.

[via Redmond Pie]

Atualização (30/6)

O leitor Harlley Sathler testou o sistema aqui descrito em linhas gerais e conseguiu instalar o iMovie em seu iPod touch de terceira geração (né?). Não havia nenhum filme pra editar, mas como o hardware destes iPods é similar ao do iPhone 3GS, acredito que o app rodaria sem problemas.

iMovie no iPod touchiMovie no iPod touch

Se você quiser o mesmo wallpaper do Harlley, basta checar aqui. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Museu TAM ganha aplicativo para iPhones/iPods touch

Próx. Post

App Store deixa de suportar aplicativos destinados ao iOS 2.x

Posts Relacionados