O melhor pedaço da Maçã.

Jonathan Ive, chefe de design da Apple, é entrevistado e fala sobre o iPhone 4

De todos os executivos da Apple, talvez Jonathan Ive seja o mais fácil de se ver falando em público e, por liderar a turma de design de produtos da empresa, é difícil ele não mencionar algo a respeito da concepção e construção deles. Recentemente, um site especializado nessa área teve a oportunidade de conversar com Ive sobre diversos aspectos referentes a design, sendo o principal objeto da conversa o iPhone 4, lançado há quase uma semana.

Publicidade

Além de trazer novidades em hardware e software, o aparelho manteve viva na Apple uma tendência de produtos que são precisamente construídos à máquina, algo que ela deixa claro em lançamentos desde o início de 2008. Da linha de MacBooks até o novo iPhone 4, vários produtos da empresa são construídos de uma forma que ofereçam o mínimo possível de partes móveis à vista do usuário, algo que poucas companhias na atualidade valorizam.

O melhor design explicitamente ressalta que você não pode desconectar a forma do material — o material informa a forma. Ele é o total oposto de se trabalhar virtualmente em CAD [desenho assistido por computador] para criar uma forma arbitrária que você transforma como um material particular.

De acordo com Jony, a Apple explora materiais comuns de uma forma bastante particular ao criar produtos, aprendendo bem as suas propriedades para determinar o melhor processo capaz de tornar um pedaço de alumínio em uma estrutura completa de um notebook, por exemplo. No caso do iPhone 4, sua estrutura é basicamente feita de aço inoxidável, o que pode ser constatado nas suas laterais.

Uma das coisas que ficam claras ao ler sobre esse tipo de processo de fabricação é que, embora ele seja bastante beneficiado por máquinas de controle numérico computadorizado, não se trata de algo fácil de se determinar do modo correto, ou seja, são exigidos anos de trabalho e pesquisa. Embora esses detalhes não fiquem claros na matéria do Core77 com Ive, o texto é bastante interessante para quem quiser conhecer mais sobre o dia-a-dia dos designers da Apple.

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rapper Will.I.Am, do Black Eyed Peas, usa seu iPad para encontrar ladrão

Próx. Post

Mobits Button Soccer chega à versão 2.0, agora com campeonatos

Posts Relacionados