O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Jonathan Ive, chefe de design da Apple, é entrevistado e fala sobre o iPhone 4

De todos os executivos da Apple, talvez Jonathan Ive seja o mais fácil de se ver falando em público e, por liderar a turma de design de produtos da empresa, é difícil ele não mencionar algo a respeito da concepção e construção deles. Recentemente, um site especializado nessa área teve a oportunidade de conversar com Ive sobre diversos aspectos referentes a design, sendo o principal objeto da conversa o iPhone 4, lançado há quase uma semana.

Publicidade

Além de trazer novidades em hardware e software, o aparelho manteve viva na Apple uma tendência de produtos que são precisamente construídos à máquina, algo que ela deixa claro em lançamentos desde o início de 2008. Da linha de MacBooks até o novo iPhone 4, vários produtos da empresa são construídos de uma forma que ofereçam o mínimo possível de partes móveis à vista do usuário, algo que poucas companhias na atualidade valorizam.

O melhor design explicitamente ressalta que você não pode desconectar a forma do material — o material informa a forma. Ele é o total oposto de se trabalhar virtualmente em CAD [desenho assistido por computador] para criar uma forma arbitrária que você transforma como um material particular.

De acordo com Jony, a Apple explora materiais comuns de uma forma bastante particular ao criar produtos, aprendendo bem as suas propriedades para determinar o melhor processo capaz de tornar um pedaço de alumínio em uma estrutura completa de um notebook, por exemplo. No caso do iPhone 4, sua estrutura é basicamente feita de aço inoxidável, o que pode ser constatado nas suas laterais.

Uma das coisas que ficam claras ao ler sobre esse tipo de processo de fabricação é que, embora ele seja bastante beneficiado por máquinas de controle numérico computadorizado, não se trata de algo fácil de se determinar do modo correto, ou seja, são exigidos anos de trabalho e pesquisa. Embora esses detalhes não fiquem claros na matéria do Core77 com Ive, o texto é bastante interessante para quem quiser conhecer mais sobre o dia-a-dia dos designers da Apple.

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Rapper Will.I.Am, do Black Eyed Peas

Rapper Will.I.Am, do Black Eyed Peas, usa seu iPad para encontrar ladrão

Próximo Artigo
Ícone do Mobits Button Soccer

Mobits Button Soccer chega à versão 2.0, agora com campeonatos

Posts Relacionados