O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple cobre MacBooks na cor preta fosca

Unsplash
MacBook Pro com acabamento preto fosco

Um pedido de patente protocolado pela Apple há mais de um ano — porém divulgado apenas recentemente — sugere que a empresa estaria trabalhando num tipo de acabamento preto fosco para dispositivos como MacBooks Air e Pro, como divulgado pelo Patently Apple.

Publicidade

O pedido de patente, intitulado “Anodized Part Having a Matte Black Appearance” (“Peça Anodizada com Aparência Preta Fosca”, em tradução literal), descreve as características desse acabamento e os possíveis processos de fabricação para obtê-lo. Nesse sentido, a Maçã explica que esse método de coloração “pode ser usado em uma variedade de metais e ligas metálicas”, incluindo alumínio, titânio e aço.

O acabamento depende de uma camada anodizada que possui “recursos de absorção de luz distribuídos”. Para isso, tal camada deve ser porosa, a fim de que “as partículas de cor sejam infundidas dentro dos poros” para fornecer um acabamento preto sem aumentar o brilho.

A Apple admite que é extremamente difícil obter uma cor verdadeiramente preta, sendo que a maioria dos produtos “pretos” são, na realidade, cinza escuros ou azuis. A patente explica que “simplesmente depositar partículas de corante dentro dos poros de uma camada anodizada é insuficiente para conferir uma verdadeira cor preta”.

Publicidade

Embora existam diversas opções de capas que protegem e dão um novo acabamento a MacBooks, a Apple nunca lançou uma versão preta fosca do seu notebook — a empresa experimentou esse tipo de acabamento em outros produtos, como o ‌iPhone‌ 7.

Antigo MacBook preto de policarbonato
Um dos primeiros MacBooks era disponibilizado na cor preta, mas era feito de policarbonato — e não era fosco

Como sempre, é importante ter em mente que pedidos de patentes não podem ser tomados como prova do que a Apple pretende lançar algo exatamente igual — ainda assim, eles fornecem uma visão interessante sobre o que a empresa está pesquisando e desenvolvendo nos bastidores.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Site vende emblemas de “For All Mankind” assinados pelo criador da série

Próx. Post

Fotos mostram protótipo do Macintosh com chassi translúcido

Posts Relacionados