O melhor pedaço da Maçã.

IDG: 16% dos empresários/profissionais de TI substituíram notebooks por iPads

Pesquisa IDG - iPad nos Negócios

O IDG liberou um estudo bastante interessante intitulado “iPad for Business Survey 2012” (algo como “Pesquisa 2012 do iPad nos Negócios”).

Publicidade

Pesquisa IDG - iPad nos Negócios

De acordo com a pesquisa sobre o uso de iPads entre empresários e profissionais de TI, 91% deles afirmaram que utilizam a tablet da Maçã como instrumento de trabalho — mesmo com apenas um quarto dos iPads sendo fornecidos pelas próprias empresas — aqui vemos claramente a política “traga seu próprio aparelho” fazendo efeito.

Pesquisa IDG - iPad nos Negócios

A pesquisa indica ainda a relação de substituição entre iPad e computadores. Falando especificamente de notebooks, 16% afirmaram que o iPad substituiu completamente os portáteis, enquanto que 54% disseram que a substituição foi “parcial”. Já para desktops a relação de substituição é menor, mas ainda assim significante: 6% afirmaram que a substituição foi completa, 33% parcial — e ainda tem gente que achando que era pós-PC é “loucura”.

Pesquisa IDG - iPad nos Negócios

Mostrando a importância de um ecossistema rico — é nesse ponto que o iPad e o Kindle Fire se destacam, na minha opinião —, os números nos mostram que as vendas físicas de livros, jornais e DVDs caíram bastante (70%, 72% e 49% respectivamente) entre os empresários e profissionais de TI.

Pesquisa IDG - iPad nos Negócios

Perguntados sobre que tipo de tarefa é realizada a todo momento na tablet, a campeã foi navegar na internet, com 79%, enquanto que entretenimento(!) foi a última colocada, com 31%.

Pesquisa IDG - iPad nos Negócios

Neste nicho de mercado (empresários e profissionais de TI), o iPad é mais usado on-the-go (aeroportos, aviões, trens, automóveis, cafeterias, etc.) do que no trabalho ou em casa — arrisco a dizer que foi exatamente aí que o iPad conquistou esse pessoal, já que o notebook é “grande” e o smartphone é “pequeno” demais para executar tais tarefas.

Pesquisa IDG - iPad nos Negócios

“Por que você escolheu o iPad?” A primeira coluna é referente a pessoas que o escolheram porque leram/escutaram alguma coisa positiva dele (ou seja, muito provavelmente por influência dos amigos e/ou da mídia), enquanto que na segunda temos as pessoas que o escolheram pelas suas funções e recursos (usuários que procuraram saber mais sobre o que estavam comprando). Como podemos ver, mind share faz toda a diferença. 😛

Pesquisa IDG - iPad nos Negócios

Para finalizar, o gráfico acima mostra a porcentagem de profissionais que consideram comprar outra tablet em uma futura compra. Como podemos ver, a América do Sul tem o maior índice de todos, com 39%. Taí mais um bom motivo para a Apple investir ainda mais no Brasil. 😉

Caso queira conferir mais informações — inclusive específica de cada continente, não deixe de baixar o estudo completo através deste link [PDF].

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Resposta da AMD à interface Thunderbolt, da Intel, se chama Lightning Bolt

Próx. Post

↪ Infográfico: as lições de Steve Jobs

Posts Relacionados