O melhor pedaço da Maçã.

Donos de Macs preferem licenças únicas a assinaturas em apps

Mac Apps Report, do Setapp

Após realizar uma pesquisa com desenvolvedores, o Setapp publicou agora o Mac Apps Report 2022, resultado de um levantamento com usuários de Mac. A pesquisa foi realizada com 611 pessoas de várias idades e regiões dos Estados Unidos.

Publicidade

Pode-se destacar, dos dados obtidos na pesquisa, que 10 dos 13 apps que os participantes afirmaram usar diariamente são nativos. Além disso, um usuário de Mac gasta, em média, US$139 com aplicativos. Recursos e segurança são os fatores mais importantes ao escolher um novo app; preço e propósito foram constatados como igualmente relevantes.

Algo interessante que a pesquisa revelou foi que o número médio de apps instalados nos Macs está aumentando, sendo de 37 contra os 31 do resultado anterior. Apesar disso, o número daqueles que são usados diariamente variou pouco, estando em 13, contra 12 da pesquisa anterior.

Os apps mais usados são o Safari, com 68% de uso por parte dos pesquisados, seguido por Mensagens (65%), Fotos (59%), Mail (57%) e Calendário (47%). Entre os apps de terceiros, os mais usados são os do pacote Microsoft Office, o Google Chrome e a suíte da Adobe. Entre os usados por mais de um ano, além do Office, serviços de streaming de música como Spotify e Apple Music lideraram as respostas.

Ao analisar as razões de os usuários comprarem ou não apps, o Setapp constatou que 55% dos entrevistados não acreditam que o fato de um app ter alta qualidade está relacionado a ser pago. Já na polêmica questão das assinaturas, 36% disseram preferir licenças únicas, contra 17% de assinaturas anuais, 13% de assinaturas mensais e 19% responderam que “depende”.

Publicidade

Além disso, preocupações com não usar tanto e com o preço/preferência por alternativas gratuitas foram os motivos apontados para não comprar apps. A Mac App Store também foi constatada como meio em que mais usuários descobrem novos aplicativos.

Também foram pesquisados dados relativos ao uso de Macs. O MacBook Pro é o mais usado, com 45%, seguido pelo MacBook Air, com 34%, e pelo Mac Pro, com 23%. A razão mais apontada para usar um Mac é a marca da Apple (56% das respostas), seguida pelo sistema (50%). 90% dos usuários apontaram como importante o suporte nativo dos apps ao Apple Silicon.

Publicidade

Muito interessante, hein?!

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Skype recebe novo visual, temas, emojis animados e mais

Próx. Post

Promoções na App Store: Zika, Collart SE, AnyMP4 conversor MP4 e mais!

Posts Relacionados